Cerca de 1,5 mil pessoas são imunizadas no Dia D contra gripe na Zona Rural

4 de maio de 2020 • Leandro Bollis

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) na Zona Rural de Piracicaba imunizou 1.491 pessoas no último sábado (02/05). A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma estrutura de atendimento à população composta por 5 unidades de saúde (UBS Tanquinho, UBS Anhumas, UBS Ibitiruna, UBS Artemis e UBS Santana) e mais 45 pontos estratégicos (fixos e volantes).

Por conta da logísitica, excepcionalmente, a vacina foi disponibilizada para todos os grupos prioritários. Após a realização do Dia D na Zona Rural, o cronograma de vacinação mediante grupos prioritários e estabelecido pelo Ministério da Saúde volta a ser seguido.

Conforme orientações do Ministério da Saúde (MS), o Dia D de vacinação na Zona Urbana foi cancelado. “Em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a sustentabilidade da estratégia, foram estabelecidas e atualizadas as prioridades e as datas para vacinação. As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 9 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio, com alteração para o período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e cancelamento do Dia D”, diz a nota do MS encaminhada às Prefeituras Municipais.

Sendo assim, na terceira fase da campanha (1ª etapa), no periodo de 11 a 17 de maio, serão vacinadas, além dos grupos anteriores, poderão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Só na segunda etapa, a partir de 18 de maio até 5 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

È importante ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (linhagem B/Victoria).

RESUMO:

11/05 A 17/05 – CRIANÇAS DE 6 MESES A MENORES DE 6 ANOS DE IDADE; PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, GESTANTES e PUÉRPERAS ATÉ 45 DIAS;

18/05 A 05/06 – ADULTOS DE 55 A 59 ANOS DE IDADE e PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.