Cidade participa da Semana Estadual de Combate à Dengue

18 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS Fotos: Divulgação/PMCA

Piracicaba vai participar da Semana de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, promovida pelo governo do Estado de 21 a 26 de novembro e traz como slogan “Todos podem participar na eliminação do mosquito na sua casa, no local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade”. A ação é uma parceria entre estado e município que visa engajar a sociedade civil em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas arboviroses.

No município, as atividades de combate ao Aedes serão intensificadas neste período, a começar pela Região Norte que concentra 842 dos 1.438 casos confirmados de dengue na cidade. Desta forma, nos dias 21 e 22, agentes de saúde e da dengue além de equipe da HelpInsect – empresa contratada pela Prefeitura para ações de combate à dengue na cidade – estarão nos bairros Vila Sônia e Parque Piracicaba (Balbo), das 8h às 16h, com ações orientativas no terminal de ônibus e corredores comerciais da região, além de enviar equipes para fiscalização e orientação casa a casa.

Filemon Silvano, secretário de Saúde, explica que este plano de ação tem como objetivo “intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados e mobilizar a população na adoção de medidas para evitar criadouros nas residências”.

Segundo o coordenador do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), Sebastião Amaral Campos, o Tom, sob orientação do Estado, cada cidade é responsável por desenvolver as estratégias apropriadas para sua localidade. “Para que tudo aconteça dentro do previsto pela coordenação do evento, ontem (17) e hoje (18), realizamos capacitação de mais de 200 agentes de saúde e da dengue que participarão das atividades. A participação de vários departamentos da Prefeitura e secretarias, bem como a capacitação de pessoas para o combate à dengue, mostra que o poder público trabalha incansavelmente para controlar a doença na cidade, mas para isso ser mais efetivo, convidamos a população a colaborar e participar destas atividades”, afirmou.

Ao longo de dois dias, cerca de 200 agentes de saúde foram capacitados para o combate a dengue na cidade

As demais ações da semana serão a promoção de exposição sobre dengue e animais peçonhentos pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) junto ao CRAS Algodoal (Centro de Referência da Assistência Social). A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) também participará com ação de nebulização – para eliminação de mosquitos adultos – e de limpeza e retirada de criadouros em córrego que corta a comunidade Pereirinha, no bairro São Jorge.

Além da Secretaria de Saúde, à qual o PMCA está vinculado, os parceiros desta ação são o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e da HelpInsect, empresa contratada pela Prefeitura para ações de combate à dengue na cidade.

ARRASTÃO – Neste sábado, 19/11, das 8h às 14h, o PMCA retoma as ações do Arrastão da Dengue, desta vez nos bairros Jardim Gilda e Bosques do Lenheiro, com ponto de encontro na Escola Estadual Dom Aniger F.M. Melillo (rua Pau Brasil). A orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores. Em arrastão no sábado, 05/11, as equipes estiveram nos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica onde recolheram 5,89 toneladas de inservíveis.

Arrastão da Dengue retoma ações nos bairros Jardim Gilda e Bosques do Lenheiro

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 18/11 de 2022 foram 7.796 notificações de dengue, com 1.438 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 14.006 notificações, com 5.344 confirmações e um óbito.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.