Cirurgias eletivas quase triplicam nos quatro primeiros meses de 2014

20 de maio de 2014 • Coordenação DAF

O número de cirurgias eletivas (não urgentes) realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Piracicaba quase triplicou nos quatro primeiros meses deste ano. Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que entre janeiro e abril foram realizados 1.237 procedimentos no município – crescimento de 285% em relação ao primeiro quadrimestre de 2013, que contou com 434 cirurgias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, o expressivo crescimento é justificado pela nova contratualização com os hospitais prestadores de serviço – Santa Casa de Misericórdia e Hospital dos Fornecedores de Cana. Em vigor desde 1º de outubro, o novo contrato ampliou em 38% o repasse anual às instituições e garantiu aumento de produtividade por parte dos prestadores. No total, os hospitais irão receber juntos R$ 88,5 milhões.

Outro ponto destacado por Pedro Mello é o programa Santas Casas SUStentáveis, que qualificou a Santa Casa e o HFC em hospitais estruturantes, aptos a receber um incremento na ordem de 40% nos recursos repassados pelo governo estadual. O programa garantiu aporte extra de R$ 16,87 milhões anuais às duas instituições.

“Essa ampliação das cirurguas eletivas é uma conquista, pois nos quatro primeiros meses de 2013 fizemos 108 cirurgias mensais em média e hoje chegamos a 309. Isso é reflexo do aumento que o prefeito Gabriel Ferrato concedeu aos hospitais, permitindo uma melhor remuneração das entidades e dos profissionais, e também do programa Santas Casas SUStentáveis”, afirma Pedro Mello.

A ampliação no número de cirurgias eletivas permitu que algumas demandas fossem zeradas. O município não apresenta filas em procedimentos de cirurgia geral, ginecologia, vascular, urologia e cirurgia pediátrica. “Ainda temos alguns gargalos na área de ortopedia em função da grande demanda em algumas áreas bastante específicas, como cirurgias de coluna e ombros, mas estamos empenhados em ampliar a oferta de procedimentos para atendermos essa demanda”, destaca o secretário.