Clientes de supermercados recebem orientações sobre a dengue

8 de abril de 2013 • Coordenação DAF

Dando sequência às ações de orientação e combate à dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou no sábado (6) um trabalho em supermercados. Frequentadores do Supermercado Ideal, na Avenida Corcovado, região do Santa Teresinha, foram orientados sobre as formas de prevenção da doença e o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Para o coordenador do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), André Rossetto, a informação é uma das maiores armas contra a doença. “Além de todo o trabalho cotidiano, quando as equipes passam pelos bairros para realizarem ações de bloqueio mecânico e nebulização, temos trabalhado forte para orientar a população, pois a dengue precisa ser combatida por todos. Esse trabalho nos supermercados é mais uma forma de chegarmos à população e falarmos sobre os cuidados e a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor”, disse.

Outras ações em diferentes estabelecimentos estão programadas para os próximos quatro sábados nos supermercados Delta, Enxuto, Extra e Walmart.

AÇÕES
A campanha “Dengue? Na minha casa não” foi lançada oficialmente no dia 23 de fevereiro em uma ação realizada no Varejão da Paulista. Desde essa data, ações como exposições e pedágios vem sendo executadas pela Secretaria de Saúde com o objetivo de conscientizar a população.

Paralelo a isso, em 14 arrastões realizados desde outubro, mais de 33 mil imóveis foram visitados e 405 toneladas de materiais inservíveis recolhidos, sendo que 233 toneladas eram de criadouros do Aedes aegypti.

Os arrastões foram realizados nos bairros Santa Fé 1 e 2, Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Parque do Sabiá, Vila Liberdade, Jardim Santa Maria, Santo Antonio, Jd. Vitória, São Jorge, Planalto, Paineiras, Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Jardim Monte Branco, Jardim Regina, Vila Cristina, Nova Paulista, Jardim Monte Cristo, Jardim Tarumâ, Jardim João Conceição, Jardim Borghese, Jardim Camargo, Jardim Glória, Jardim Ibirapuera, Tatuapé 1 e 2, Santo Antonio, Jardim Esplanada, Vila São Luís, Pauliceia, Chácara Floresta, Jardim São Francisco de Assis, Altos do Tatuapé, Jardim São Paulo, Jardim Haiti, Jardim Noêmia, Ingá, Parque dos Eucaliptos, Jardim das Flores, Monte Líbano, Morada do Sol, Glebas São Joaquim, Jardim Paraíso, Minas Nova, Belvedere, Costa Rica, Vila Dr. Jorge Pacheco Chaves, Jaraguá, Vila Mercedes, Vila Dr. João Conceição, Chácara Amstaldem, Nova Paulista, Vila Giacon, Noiva da Colina, Santa Izabel, Jardim Petrópolis, Jardim Piracicabano, Jardim Virgínia, Jardim Novo Horizonte, Reserva Imperial, Morumbi, Cidade Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Parque Prezotto, Jardim Pombeva, Jardim São Simão, Piracicamirim, Jardim Javary 1, 2 e 3, Parque Monterrey 2, Boa Esperança, Campos Elíseos, Jardim Maria Cláudia, Jardim das Astúrias, Vila Sônia, Jardim dos Manacás, Jardim São Luís, Parque Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Humberto Venturini, Jardim Maria Helena, Jardim Três Marias, Parque Orlanda 1, 2 e 3, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Algodoal.

Estão sendo realizados ainda arrastões em bairros que registram maior número de casos da doença, como o Jardim Bartira, no distrito de Tupi, onde os profissionais da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) recolheram 4,8 toneladas de materiais inservíveis em 463 imóveis visitados.