Combate ao mosquito Aedes: Saúde segue com ações no município

17 de junho de 2019 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de combate ao Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho realizado semanalmente em todas as regiões do município, o Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), retira também materiais inservíveis em imóveis residenciais.

Nesta terça-feira (18/06), a ação ocorre em uma residência no bairro Jaraguá. De acordo com coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, a partir das 8h sua equipe vai atuar em uma residência cuja proprietária é acumuladora de materiais recicláveis. A atividade contará com a participação de agentes de zoonoses e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Um caminhão estará recolhendo os materiais.

Tom reforça que a população precisa ter consciência da gravidade da dengue e do número de casos registrados na cidade, colaborando assim com os agentes durante as ações do CCZ permitindo, por exemplo, o acesso dos mesmos às residências. “Além disso, a população precisa ter uma ação pró-ativa, retirando diariamente os criadouros e perfurando os pratos e plantas de casa a fim de evitar o acúmulo de água, onde os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem”, ressaltou.

As ações de combate ao mosquito prossegue até dezembro. Estão programados ainda para este ano mais de 30 arrastões, além da visita em domicílios e entrada forçada em imóveis fechados para retirada de criadouros.