Começa a vacinação contra HPV em meninos

4 de janeiro de 2017 • Coordenação DAF
Meninos com 12 e 13 anos de idade já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Piracicaba, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência da Atenção Básica (CRAB), das 8h às 15 horas, e nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 16 horas. A mesma vacina continua disponível para meninas de 9 a 14 anos que ainda não tiveram a oportunidade de ser vacinadas.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. A estratégia do Ministério da Saúde (MS) tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

A cobertura será ampliada gradativamente até 2020, quando serão atendidos meninos de 9 anos até 13 anos. A expectativa no plano nacional é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também podem receber as doses. Em Piracicaba são 2.908 meninos com 12 anos e 2.919 com 13. A meta é atender pelo menos 80% desse público-alvo.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

HPV PARA MENINOS – O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.