Começa amanhã, terça-feira, 26/09, o atendimento da Carreta de Mamografia

25 de setembro de 2023 • Felipe Poleti
Carreta e demais equipamentos chegaram na manhã desta segunda-feira, 24, e estão no bolsão e estacionamento da Estação da Paulista

Começa amanhã, terça-feira, 26/09, às 8h, o atendimento da Carreta de Mamografia do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), na Estação da Paulista. A vinda do programa à cidade foi uma articulação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM). Até o próximo dia 07/10, a Prefeitura de Piracicaba espera atender até 500 mulheres com exames gratuitos.

De acordo com Marcela Buoro, coordenadora do CESM e enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Saúde da Mulher, o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama visa a redução da incidência e da mortalidade pela doença. “Por isso a preocupação da Secretaria de Saúde em trazer o serviço para a cidade já que a carreta da mamografia vem para contribuir com a agilidade do diagnóstico, garantindo o acesso facilitado a exames”, disse.

Secretaria de Saúde espera atender até 500 mulheres com exames de mamografia na carreta instalada na Estação da Paulista

A unidade móvel vai oferecer exames de mamografia gratuitamente pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG, Cartão do SUS e o Cartão Pira Cidadão.

Os exames são realizados, por ordem de chegada e distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

Conforme lembrou o secretário de Saúde, Douglas Koga, a articulação da vinda da carreta para o município vem ao encontro com a necessidade de ampliar a oferta de exames de mamografia para as mulheres piracicabanas. “É o Estado e o Município trabalhando juntos na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.

FATORES DE RISCO – O câncer de mama pode ser desenvolvido por fatores comportamentais, aspectos hormonais ou hereditários. Hoje em dia não existe uma causa exclusiva para desenvolvimento da doença assim, diversos fatores podem estar relacionados como: envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama afeta cerca de 57 mil mulheres por ano, representando 28% dos novos casos de câncer surgidos a cada ano. Porém, se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura.

“Por esse motivo, atividades como esta são importantes para conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde e incentivar a realização de exames diagnósticos periódicos e reforçar hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor”, completou Marcela.

Vinda do programa à cidade foi uma articulação da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM)

CADASTRAMENTO – Para as mulheres que ainda não tem o Cartão Pira Cidadão, ao lado da Carreta, haverá uma equipe da Prefeitura fazendo o cadastramento. Para efetivar o cadastro basta apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual. Cabe lembrar que o cadastramento também pode ser feito pela internet pelo aplicativo PiraCidadão (celular e tablet), disponível para Android e IOS, ou pelo site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br.

SERVIÇO – Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito. De 26/09 a 07/10, na Estação da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580). Atendimento com senha e por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Gratuito.