Começa nesta quarta-feira (10/04) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

9 de abril de 2019 • Leandro Bollis

Começa amanhã (10/04) em Piracicaba a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). Todos os postos de saúde da Rede de Atenção Básica (exceto Crab Paulista) estarão atendendo um público estimado de 91,4 mil pessoas, que compõem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a imunização contra a doença. A meta do Governo Federal para este ano é vacinar 90% desse público específico (82.307 pessoas). A campanha vai até 31 de maio.

Na primeira fase da vacinação, que vai de 10 a 18 de abril, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 após o parto). A partir de 22/04 serão incluídos os demais grupos: trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação).

A técnica de enfermagem Roberta Sacic Vitti aplica a vacina em Vânia Laudina, 34, ao lado do enfermeiro David Richard Luzetti, do CRAB Vila Sônia, com a filha de Vânia, Lívia Gabriela, de 25 dias

Está previsto também um Dia “D” de vacinação na Zona Rural, no dia 27 de abril, quando a Secretaria da Saúde trabalhará com 5 postos fixos e 12 equipes volantes, que percorrerão 45 pontos volantes, envolvendo 65 profissionais da rede. No dia 04 de maio será o Dia “D” na Zona Urbana, com 38 postos fixos, 17 volantes, envolvendo cerca de 240 profissionais.

Para Pedro Mello, secretário municipal de Saúde, é fundamental que as famílias compreendam a importância da vacina para o bem de toda a cidade, uma vez que o contágio se dá por via respiratória e por contato, o que facilita a disseminação do vírus nessa época do ano. “Devemos ter uma atenção especial aos grupos prioritários, mas o estímulo para que a vacinação abranja o público-alvo esperado deve ser de todos: pais, mães, tios, avós, amigos. Porque somente com esta corrente proativa em favor da imunização conseguiremos evitar problemas mais graves, que podem levar à morte”, explicou.

De acordo com o MS, a vacinação contra a gripe é uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença e suas complicações. As vacinas utilizadas são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes. A composição da vacina é determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelos vírus da influenza.

LANÇAMENTO – Na manhã de hoje (09/04) foi feito o lançamento da campanha no CRAB da Vila Sônia, com a vacinação de 57 gestantes, puérperas e crianças da região. Todas as presentes participaram de um café coletivo e acompanharam palestra de Jussara Bueno, profissional do Departamento de Assistência Farmacêutica, que falou sobre Planejamento Familiar. Participaram também o secretário Pedro Mello, profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica.

Gestantes da região do CRAB Vila Sônia, mães e crianças em lançamento da campanha de vacinação contra a gripe; ao fundo, secretário de Saúde dr. Pedro Mello, e equipe de profissionais da Secretaria de Saúde