Comitiva piracicabana se reúne com Ministro da Saúde

11 de setembro de 2019 • Leandro Bollis

Uma comitiva piracicabana, formada pelo prefeito Barjas Negri, secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, esteve nesta terça-feira (10/09) em Brasília (DF), buscando, mais uma vez, recursos para a área da saúde do sistema público da cidade.

Na ocasião, eles foram recebidos pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP).

O foco do encontro foi a manutenção do Programa de Residência Médica, que integra o Programa Mais Médicos. “Na Residência Médica, contamos com 37 residentes formados e 48 cursando. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia já reconheceu a especialidade da residência local com o selo SBOT de excelência”, informou a comitiva ao ministro. No entanto, todas as despedas do programa com os residentes são custeadas pelo município.

Segundo Gilmar Rotta, o objetivo é conseguir que o Ministério da Saúde arque com essas despesas. “O município precisa de uma nova abertura para adesão ao programa para que o ministério repasse os valores necessários”, explicou.

Ainda na pauta com o ministro, a comitiva tratou sobre a busca de soluções para a habilitação do município no programa da Rede de Atenção Psicossocial e para recursos ao Programa Melhor em Casa, que funciona no município desde 1996 e atualmente atende 196 pacientes ao mês. Também foi levado ao ministério a liberação de emenda parlamentar destinada à ampliação da unidade básica de saúde do Jardim Caxambu.