Consultório pediátrico da UPA Vila Sônia passa por humanização e agrada crianças

10 de julho de 2014 • Coordenação DAF

É comum ver em crianças o receio de entrar num consultório médico. Para quebrar esse paradigma, o casal Gabriela Godoi e Vinícius Altafin Rodrigues, que formam a Silega, ouviu dos pequenos pacientes o que eles gostariam de ver quando vão ao médico e decidiram redecorar o consultório pediátrico da UPA Vila Sônia. “A ideia desse trabalho partiu diretamente da minha mãe, pediatra do UPA Vila Sônia, dr.ª Adriana Godoi Altafin, como forma de contribuir para o bem estar das crianças, trazendo um pouco mais de alegria por meio de desenhos divertidos e coloridos e, assim, contrapor aquela estética de hospital frio e sem vida. As nossas crianças merecem se sentir confortáveis e felizes. A UPA deve ser sinônimo de segurança e bem estar”, explicou Gabriela Godoi.

O trabalho no quarto foi realizado durante três noites, das 23 às 4 horas, para não interferir no cotidiano e demanda de atendimento médico. Como resultado surgiram muitas cores, desenhos de folhagens, um ursinho, um menino brincando com seu barquinho de papel, o cachorro Ozzy, um cupcake gigante, uma menina feliz com seu braço engessado e muitos outros detalhes. Até mesmo a mesa da médica ganhou nova vida. “A atmosfera do consultório mudou completamente e isso é facilmete percebido na reação de admiração das mães e das crianças, que ficam mais calmas e pouco percebem que estão em uma consulta médica”, contou a dr. Adriana Godoi Altafin.

Foram utilizadas diversas técnicas diferentes, como o graffiti e a pintura feita com pincel. “Essa mistura deu novas possibilidades de cores e efeitos”, detalhou Gabriela. O trabalho voluntário e materiais utilizados foram custeados pelos próprios artístas, pela médica pediatra e arrecadação feita no comércio da região.

“Nossa proposta é incluir a arte em ações sociais, trazendo cores e novas ideias a favor da sociedade. Nossos projetos são voltados ao propósito de melhorar a vida das pessoas, é disseminar esse trabalho a outros locais públicos que necessitem de humanização, pois já está mais do que comprovadoque as cores interfem em nossas sensações e emoções”, completou a artista. O casal de Silega deverá se reunir com o secretário da Saúde na próxima semana para avaliar a possibilidade de fazer o trabalho em outros locais.

“O trabalho tem uma qualidade técnica excepicional e as nossas crianças agradecem por isso. Com certeza a nova estética do consultório irá amenizar muito os sintomas das doenças apresentadas, tranquilizando crianças e mães. Esse proposta busca a humanização do atendimento e fazer com que o paciente se sinta mais confortável e acolhido”, afirmou Pedro Mello, secretário da Saúde.