COT já começou a atender pacientes da Covid-19

25 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Texto: CCS | Fotos: CCS

A COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) já começou a atender pacientes da Covid-19. A unidade foi transformada, temporariamente, para ser porta aberta 24 horas para os casos da doença, devido ao agravamento da pandemia, com 25 leitos de enfermaria para suporte intermediário. Os atendimentos começaram na manhã de hoje, 25/03. A unidade fica na rua Luiz de Camões, 3.000, na Vila Monteiro. O telefone para dúvidas e mais informações é o (19) 3434-7823.

A UPA Piracicamirim passa a ser porta fechada, assim como a UPA Vila Rezende, que também atende exclusivamente paciente Covid. Essas duas unidades não devem ser procuradas para primeiro atendimento. Na COT, os pacientes passarão por avaliação médica e, aqueles que necessitarem, serão transferidos pelo Samu até essas duas UPAs, que oferecem leitos de suporte ventilatório.

ASSISTA AO VÍDEO:

O prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, e o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior, visitaram o local na manhã de hoje. Eles percorreram a unidade acompanhados da médica Flávia de Sá Molina, coordenadora do setor de urgência e emergência da Prefeitura.

Entre as salas visitadas estão o almoxarifado, onde ficam os insumos e medicamentos, além das instalações de oxigênio, que foram reforçadas para adaptação às novas características de atendimento da unidade. O grupo também conversou com os funcionários da unidade, que relataram que tudo está de acordo com as necessidades do momento.

Visita do prefeito, do secretário e subsecretário da Saúde à unidade ocorreu na manhã de hoje, 25/03

“São mais 25 leitos para dar suporte a nossa cidade. Então, por favor, aqueles que começarem a apresentar sintomas da Covid podem vir para a COT, que serão atendidos. Aqui, a partir de hoje, é a porta de entrada para fazer os testes, para saber se está com Covid, e para fazer os primeiros atendimentos. Mais uma unidade na cidade para atender exclusivamente pacientes da Covid-19”, ressaltou Luciano.

O anúncio da transformação da COT em unidade exclusiva para pacientes da Covid foi feito pelo prefeito Luciano Almeida no domingo, 21/03, durante visita que realizou em todas as UPAs e à COT. A medida é temporária até que a ampliação dos leitos – 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria – anexos à UPA Piracicamirim seja concluída.

ORTOPEDIA E TRAUMA – Os pacientes de ortopedia e traumatologia que eram atendidos na COT já são recebidos desde ontem (24/03) na UPA Vila Cristina, que fica na rua Dona Anésia, 950, no bairro Jaraguá.

De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, na UPA Vila Cristina há local exclusivo para esses casos, com equipe médica especializada e equipamentos adequados. “Os pacientes com problemas de ortopedia devem procurar a UPA Vila Cristina, que já está adaptada, toda a equipe está lá para receber a população”, reforçou.

Os telefones da UPA Vila Cristina para dúvidas e mais informações são (19) 3434-2296 e 3402-2242.