Covid-19: Piracicaba amplia vacinação com Bivalente para todo público prioritário

21 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia a vacinação contra a Covid-19 com Pfizer Bivalente para todo público elegível de acordo com o calendário vacinal, a partir de hoje, 21/03, até sexta-feira, 24/03, das 17h às 20h, no CRAB Vila Rezende e nas UBSs Centro, Vila Independência e Caxambu, sem precisar de agendamento, sempre respeitando o intervalo de 4 meses da última dose recebida e tenham, no mínimo, o esquema primário completo (1° e 2° dose).
Conforme orienta a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS), estão elegíveis para receber o imunizante: Idosos de 60 anos ou mais de idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Até as 11h desta terça-feira, 21/03, mais de 12.100 de doses de Bivalente já haviam sido aplicadas em Piracicaba

COMPROVANTES – A Secretaria de Saúde reforça que para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a última dose. Além destes documentos, profissionais da saúde devem apresentar comprovante de vinculação ativa de trabalho com o serviço de saúde público ou privado.
De acordo com a nota técnica no MS, pessoa com deficiência deve apresentar documento ou laudo médico que ateste seu impedimento de longo prazo – seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial –, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Este grupo inclui pessoas com: Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
A população privada de liberdade e os servidores que trabalham nestas instituições vão receber as doses da vacina que serão aplicadas de acordo com as orientações de segurança da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP).
Quem for se vacinar deve usar máscara, que tem uso obrigatório em unidades de saúde, conforme Decreto Estadual.