Covid-19: Piracicaba amplia vacinação para dois novos grupos

9 de junho de 2021 • Felipe Poleti

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ampliar a vacinação com a 1ª dose da vacina contra Covid-19 para mais dois novos grupos. A partir de hoje, 09/06, às 15h, todas gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias) – com ou sem comorbidades e com 18 anos ou mais e profissionais da educação com 45 e 46 anos poderão agendar a vacina no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

Antes de fazer o agendamento, os profissionais da educação já devem ter o QRCode emitido após cadastro e validação no site Vacinajá (https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/). Apenas serão vacinados os trabalhadores que apresentarem esse documento.

A vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades também continua. Esse público deve fazer o agendamento no VacinaPira no campo “gestantes e puérperas”.

A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

OUTROS GRUPOS – Hoje, também às 15h, abrirá agenda para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada com 18 anos ou mais. Além disso, reabrirão as agendas para pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais e para pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea em uso de imunossupressores com 18 anos ou mais.

GESTANTES E PUÉRPERAS – As gestantes e puérperas devem apresentar os seguintes documentos para receber a vacina:

• RG e CPF
  • Comprovante de residência em Piracicaba
  • Prescrição médica autorizando a vacinação
  • Gestantes devem apresentar ainda comprovar estado gestacional (acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico)
  • As puérperas deverão apresentar declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança

PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO – Confira abaixo os documentos que os profissionais da educação devem apresentar:

• RG e CPF
  • QR Code emitido após cadastro no Vacinajá do Estado
  • Comprovante de residência em Piracicaba

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:As pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada devem apresentar os seguintes documentos:

• Comprovar ser beneficiário do BPC (apresentar número do BPC);
  • Comprovar sua deficiência por meio de um dos documentos abaixo:
    laudo médico que indique a deficiência;
  • cartão de gratuidade no transporte público que indique sua deficiência;
  • documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
  • documento oficial de identidade com indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência;
  • Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.

TRANSPLANTADOS – As pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea em uso de imunossupressores devem apresentar os seguintes documentos:

• Carta médica que comprove a condição clínica e com autorização médica para receber a vacina contra Covid-19;
  • Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.

SÍNDROME DE DOWN – As pessoas com síndrome de Down devem apresentar os seguintes documentos:

• Comprovante em versão original da condição de risco, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a);
  • Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.

2ª DOSE – A SMS reforça que o calendário vacinal só fica completo após tomar as duas doses do imunizante. As pessoas que já estão em atraso para receber a 2ª dose também podem fazer o agendamento pelo VacinaPira. Para receber a 2ª dose, além dos documentos de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência, também deve-se apresentar a carteirinha de vacinação da 1ª dose.

ZONA RURAL – Pessoas pertencentes aos grupos prioritários já liberados que residem na Zona Rural, nos bairros Anhumas, Ártemis, Tupi, Ibitiruna, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho, serão vacinados na unidade de saúde do respectivo bairro e não precisam fazer o agendamento. Para isso, devem levar comprovante de residência em seu nome ou declaração e CPF.