Covid-19: Piracicaba reabre agenda para vacinar pessoas com 17 anos

25 de agosto de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reabre hoje, 25/08, às 16h, agenda para vacinar contra Covid-19 com a 1ª dose pessoas com 17 anos. Vale ressaltar que serão vacinadas neste grupo apenas as pessoas que pertencem a ele. O agendamento deve ser feito pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

No mesmo horário, também será reaberta a agenda para vacinar contra Covid-19 com a 1ª dose gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.

AUTORIZAÇÃO – Para receber a vacina no dia e horário agendados, o adolescente que não estiver acompanhado pelos pais ou responsável legal deverá apresentar autorização impressa, assinada pelos pais ou responsável legal em duas vias, em acordo com o disposto no artigo 142 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O documento está disponível no VacinaPira. Além da autorização, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome).

Nos casos em que os adolescentes estejam acompanhados, os pais ou responsável legal poderão autorizar de forma verbal que eles recebam o imunizante, desde que comprove-se o vínculo.
A SMS lembra que a vacinação contra Covid-19 para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo 12 semanas o intervalo entre as doses.

APLICAÇÃO – De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas hoje serão para as pessoas serem vacinadas com a 1ª dose a partir de amanhã, quinta-feira, 26/08.

O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Vale ressaltar que a pessoa só será vacinada se estiver devidamente agendada no grupo ao qual pertence.

Com as vagas disponibilizadas hoje preenchidas, a previsão de reabertura da agenda será divulgada no site e redes sociais da Prefeitura.

AGILIZAR – Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/.

Vale ressaltar que o VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

EVITAR AGLOMERAÇÃO – A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

Com a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, a SMS gerencia a agenda por meio do VacinaPira e, aos sábados, unidades de saúde do município, além do Ginásio, também aplicam a vacina com agendamento.

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo de 17 anos:

•Autorização assinada pelos pais ou responsável legal, caso não esteja acompanhado deles (disponível no site VacinaPira)

• RG e CPF

• Comprovante de residência em Piracicaba

Confira abaixo a documentação para receber a vacina no grupo gestantes e puérperas:

• RG e CPF
  • Comprovante de residência em Piracicaba
  • Gestantes devem apresentar ainda comprovar estado gestacional (acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico)
  • As puérperas deverão apresentar declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança