Covid-19: Piracicaba reabre agendamento para vacinar profissionais da saúde

6 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabre amanhã, 07/05, a partir das 10h, agenda para profissionais da saúde receberem a 1ª dose da vacina contra Covid. O agendamento deve ser feito no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/) e esse público será vacinado com base na disponibilidade de vagas do sistema no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. Os funcionários dos hospitais da cidade que ainda não receberam a 1ª dose vão ser vacinados no local de trabalho e, portanto, não precisam fazer o agendamento.

Podem agendar a vacina nesta etapa médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares das áreas mencionadas, profissionais cuidadores de idosos, trabalhadores da limpeza de instituições de saúde pública ou particular e estagiários das áreas mencionadas.

De acordo com a circular nº 57 de 2021 do Ministério da Saúde, trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para vacinação.

COMPROVAÇÃO – Para receber a vacina contra Covid, o profissional da saúde deve apresentar o registro no conselho de classe, comprovante de residência em Piracicaba, documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada e documento que comprove vinculação ativa com o serviço de saúde ou declaração da instituição de ensino que comprove que o aluno está em estágio

Serão aceitos como documento de comprovação de vínculo ativo com serviço de saúde carteira de trabalho, contrato de trabalho, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função), declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa com a função inerente a categoria, comprovante de ISS (Imposto Sobre Serviços) ou cópia do registro da pessoa no cadastro nacional de estabelecimento de saúde (CNES).

AUTORIZAÇÃO MÉDICA – A SMS informa que profissionais da saúde com doenças reumáticas imunomediadas; pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos e gestantes devem apresentar carta do médico autorizando a vacinação.