Covid-19: Piracicaba tem medicamentos para intubação para mais um mês

1 de abril de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

(Matéria atualizada às 19h05)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já não tem em estoque os medicamentos conhecidos como bloqueadores neuromusculares, que promovem o relaxamento da musculatura para intubar pacientes. Além disso, o estoque dos demais medicamentos, também necessários para o procedimento (analgesia – eles inibem a sensibilidade à dor; e a sedação), deve acabar no decorrer do mês de abril, caso persista a internação de grande quantidade de pessoas.

Embora a Pasta já tenha iniciado os trâmites para nova compra, o que as empresas e distribuidores respondem é que não têm os medicamentos para vender.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o órgão firmou acordos com os fornecedores para compra desses medicamentos e vai distribuí-los aos Estados. Até o momento, de acordo com a SMS, Piracicaba recebeu, no último fim de semana, 100 ampolas de 2,5 ml de atracúrio (um bloqueador neuromuscular). Porém, o consumo médio diário desse medicamento na rede municipal de saúde é de 68 ampolas.

Na manhã de ontem, 31/03, a SMS foi informada pelo DRS-10 (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), do Governo do Estado, que o MS emitiria nova grade de distribuição. No início da noite de hoje, 1º/04, o DRS-10 informou à Pasta que entre amanhã, 02/04, e sábado, 03/04, chegam bloqueadores neuromusculares suficientes para, em média, 15 dias.

Estoque de medicamentos para intubação de pacientes mais graves da Covid 19 está baixo

OXIGÊNIO – De acordo com a SMS, em Piracicaba o abastecimento de oxigênio está dentro da normalidade e não há risco de desabastecimento no atual momento, uma vez que o cenário muda constantemente. A pasta mantém contato diário com a empresa e com a transportadora responsável pela logística para garantir oxigênio à rede municipal de saúde.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, determinou ainda a retirada de todos os cilindros de oxigênio que estavam na rede básica sem uso e os migrou para as necessidades das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Piracicamirim e Vila Rezende e COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), unidades referência no atendimento de pacientes com Covid-19 no município. Caso seja necessário, a Pasta tem recursos para levar os cilindros até a empresa fornecedora para recarregá-los.