Covid-19: Piracicaba vacinou até sábado, 29/05, mais de 11 mil pessoas com comorbidades

31 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou com a 1ª dose da vacina contra Covid-19 até o último sábado, 29/05, 11.352 pessoas com comorbidades. Seguindo o PEI (Programa Estatual de Imunização), esse grupo é composto por pessoas com comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde com 40 anos ou mais, mulheres gestantes e que deram a luz há 45 dias (puérperas), ambas com comorbidades, pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais e pessoas transplantadas com 18 anos ou mais.

No município, as pessoas com síndrome de Down começaram a receber a 1ª dose da vacina em 11/05. Os transplantados, em 15/05 e as pessoas com comorbidades (de acordo com a faixa etária do PEI) estão sendo vacinadas desde o dia 17/05.

A moradora do bairro Santo Antônio Maria da Conceição Souza Neto, 55 anos, levou o filho Wesley Souza Evangelista, 28 anos, que tem síndrome de Down, para tomar a 1ª dose da vacina contra Covid-19 no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas no dia 11/05.

“A emoção do meu filho receber a primeira dose é muito grande, incrível, não consigo nem explicar. Foi um momento muito esperado”, comenta Maria que aguarda sua vez de também começar o processo de imunização contra o coronavírus.

Wesley recebeu a 1ª dose da vacina contra Covid-19 em 11/05

Gabriela Prada, puérpera e com comorbidade, se mudou para Piracicaba há pouco tempo e também já recebeu a 1ª dose da vacina. Ela conta que agora está mais tranquila. “A sensação é de alívio total saber que eu não corro tanto risco se, de repente, pegar e precisar deixar meus filhos pequenos em casa se ficar internada. O cuidado continua, mas a sensação é de alívio”, relata.

Gabriela sente-se aliviada por ter iniciado o processo de imunização contra Covid-19

Confira aqui a lista de comorbidades para vacinação.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – As pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), seguindo a faixa-etária determinada pelo PEI, estão sendo vacinadas desde 17/05 no município. Até o último sábado, 29/05, foram aplicadas 91 doses para esse público com idade entre 40 e 59 anos.

AGENDA – As vagas para agendamento da vacina contra Covid-19 são disponibilizadas no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

2ª DOSE – Estão liberadas as agendas para a 2ª dose das vacinas Coronavac/Butantan e Oxford/Astrazeneca, também pelo site VacinaPira. A SMS reforça que o calendário vacinal só fica completo após tomar as duas doses do imunizante. As pessoas que já estão em atraso para receber a 2ª dose também podem fazer o agendamento pelo VacinaPira. Para receber a 2ª dose, além dos documentos de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência, também deve-se apresentar a carteirinha de vacinação da 1ª dose.

ZONA RURAL – Pessoas pertencentes aos grupos prioritários citados acima que residem na Zona Rural, nos bairros Anhumas, Ártemis, Tupi, Ibitiruna, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho, serão vacinados na unidade de saúde do respectivo bairro e não precisam fazer o agendamento. Para isso, devem levar comprovante de residência em seu nome ou declaração e CPF.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – Com a centralização da vacinação no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, a Prefeitura de Piracicaba iniciou campanha de doação espontânea de alimentos. A doação não é obrigatória, mas quem for ao Ginásio para receber sua dose da vacina, pode colaborar com a doação de alimentos não-perecíveis que irão para o Bancos de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) para compor cestas básicas que serão entregues a famílias em vulnerabilidade social.