Covid-19: Prefeitura inicia agendamento para a 3ª dose pelo VacinaPira

19 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abre hoje, terça-feira, 19/10, às 13h30, agenda para vacinar com a 3ª dose (dose adicional) pessoas com 60 anos ou mais que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

O agendamento deve ser feito por meio do site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/) apenas pelas pessoas que pertencem aos CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao acessar o VacinaPira, a pessoa deve escolher a opção “Para agendar a 3ª dose clique AQUI”, em seguida digitar o CPF, escolher qual dose vai tomar e o local da aplicação.

A SMS lembra que as pessoas que fizeram o agendamento da 3ª dose para aplicação em CRAB ou UBS, a partir desta semana devem reagendar por meio do VacinaPira.

USF – As pessoas que pertencem às Unidades de Saúde da Família (USFs) não deverão fazer o agendamento pelo site VacinaPira, uma vez que as USFs continuarão a convocar os pacientes pertencentes aos seus territórios para aplicação da 3ª dose na unidade. Confira no link quais são as USFs do município: http://saude.piracicaba.sp.gov.br/atencao-basica/psf/.

DOCUMENTOS – Para receber a 3ª dose (dose adicional), as pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a 2ª dose ou dose única. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar, além desses documentos já citados, documento que comprove o estado de saúde.

De acordo com Informe Técnico do PEI (Programa Estadual de Imunização), considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune

VII- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

PROFISSIONAIS DA SAÚDE – A aplicação da 3ª dose (dose adicional) em profissionais da saúde que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses continua nesta semana. Esse público deve procurar o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, das 14h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, e não precisa fazer agendamento. Devem apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a 2ª dose ou dose única.