Covid-19: Saúde terá ultrafreezer para conservar vacinas

6 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS – Fotos: CCS

A Secretaria Municipal de Saúde vai receber um ultrafreezer com capacidade de resfriamento em até -80°C para acomodar as doses de vacinas contra a Covid-19. O equipamento será emprestado ao município, sem custo algum, pela empresa Koppert do Brasil. A novidade foi anunciada ontem, 05/05, por representantes da empresa a uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram do encontro, também, o médico do departamento da Atenção Básica, Paulo Serra, a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Cibele Melo dos Reis, da Koppert, Danilo Scacalossi Pedrazzoli, diretor industrial, Luciano Olmos Zappelini, gerente de produção e desenvolvimento, e Jaqueline Antonio, gerente de comunicação e marketing.

Anúncio do empréstimo do ultrafreezer pela Koppert foi informado em encontro, ontem

O ultrafreezer tem capacidade de 500 litros e tem quatro gavetas individuais, o que facilita o manejo das vacinas sem o risco de elas perderem qualidade ou redução de validade. “O nosso ultrafreezer será cedido à Pasta por meio de comodato, sem custo à municipalidade, enquanto durar a pandemia. Esta unidade estava parada em nossa fábrica de Piracicaba e decidimos ceder à Prefeitura para que ela pudesse armazenar doses da vacina contra a Covid-19, pois sabemos que existem algumas que precisam de conservação a baixas temperaturas. Ficamos felizes pela parceria e por colaborar neste momento de pandemia”, afirmou Pedrazzoli.

Segundo Cibele, da VE, o município poderá, agora, receber doses da Pfizer/BioNTech, que requer temperatura negativa em -70°C (as outras vacinas necessitam de temperaturas de 2ºC e 8ºC). As vacinas dessa fabricante já estão chegando ao Ministério da Saúde. “Se nos for disponibilizada, poderemos recebê-la e aplicá-las sem problemas”, reforçou Cibele.

O médico Paulo Serra, Cibele Reis, Danilo Pedrazzolli, Luciano Zappelini e Jaqueline Antonio

Para Paulo Serra, o ultrafreezer será muito bem-vindo. “Estamos num momento crítico de vacinação e, conforme chegam as vacinas, precisamos ter locais adequados para acomodá-las. A cessão deste equipamento vem em ótima hora e será bem utilizado”, disse o médico.

A Koppert Biological Systems está presente no Brasil desde 2011. Atualmente, conta com duas modernas instalações fabris: a unidade de microbiológicos, em Piracicaba, e a de macrobiológicos, em Charqueada. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.