SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CPAN capacita farmacêuticas para atendimento a portadores de diabetes

20 de julho de 2018 • Romualdo Filho

A Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) desenvolveu, nesta quarta-feira (18), atividade de capacitação da equipe do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) sobre abordagem nutricional em diabetes. O tema foi tratado pela nutricionista Ana Paula Vioto Ferraz e pelo médico do CADME, Fábio Eduardo Pessoti. A parceria foi solicitada pela coordenadora do DAF, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, dentro do programa de cuidados farmacêuticos na automonitorização glicêmica aos portadores de diabetes no município.

Durante a capacitação, a nutricionista discutiu conceitos de alimentação que podem auxiliar as farmacêuticas quando estas forem reforçar as orientações e cuidados no tratamento do diabetes, no momento em que o paciente procura sua farmácia de referência para adquirir os insumos utilizados no controle glicêmico. Também desmistificou alguns tabus alimentares relacionados ao diabetes e a importância que a alimentação tem para o tratamento.

O DAF está implementando o programa de cuidados farmacêuticos na automonitorização glicêmica aos portadores de diabetes no município, com isso criamos uma parceria com a CPAN e a CADME para alinharmos informações e conceitos básicos relacionados a alimentação e a interpretação dos testes glicêmicos”, explicou Raquel.

Sabemos que para o sucesso do tratamento do diabetes, o paciente necessita de conhecimento sobre o uso correto das medicações prescritas, alimentação correta e sobre o hábito de atividade física, para poder participar deste cuidado, melhorando assim sua condição de saúde e reduzir complicações geradas pela doença”, concluiu a coordenadora do DAF.

‹ voltar