CRAB Vila Cristina inicia Grupo de Gestantes

1 de setembro de 2016 • Coordenação DAF
Com o objetivo de orientar as grávidas, principalmente as mamães de "primeira viagem", a unidade do CRAB (Centro de Referência em Atenção Básica) Vila Cristina iniciou no último dia 19 de agosto, mais uma edição do Grupo de Gestantes. Ao todo, oito mulheres que realizam o acompanhamento pré-natal na unidade participam do grupo, que tem uma programação composta por seis encontros. O programa, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é oferecido em todas unidades de saúde no município (UBSs, PSFs e CRABs).

Entre os temas tratados nos encontros estão Modificações Corporais; Desenvolvimentos do Bebê na Gestação; A Importância do Pré-natal; Vacinação para Gestantes; Alimentação e Saúde Bucal na Gestação; Aleitamento Materno e Planejamento Familiar; Cuidados com o Recém-nascido e Vacinação e Cuidados para Evitar o Zika Vírus, entre outros. "O objetivo é orientar as gestantes e favorecer a formação de vínculo entre as pacientes e os profissionais da unidade. Isto facilita o acompanhamento da gestação, bem como o acompanhamento futuro da criança",explica François Monalisa Paixão, enfermeira chefe do CRAB Vila Cristina.

François informa ainda que os encontros são realizados em parceria com vários profissionais da área de saúde e também estágiários na área de enfermagem e nutrição. As gestantes participam também de uma oficina de artesanato realizada pela funcionária da unidade e técnica de enfermagem, Marcia Cristina de Toledo. "No grupo há troca de experiências entre as próprias gestantes e isto favorece o aprendizado, além de estimular a amizade entre elas, o que contribui para surgir uma rede de solidariedade e ajuda mútua", ressalta a enfermeira.

Grávida de 29 semanas de Lavínia, Lauriele Helena Almeida Aguiar Julião, de 26 anos, será mãe pela segunda vez. Segundo ela, na primeira gravidez participou do grupo na unidade, o que ajudou muito no parto de Laura, que hoje tem oito anos. "Os encontros são muito proveitosos e no grupo ficamos à vontade para conversar temas que muitas vezes ficamos envergonhadas em tratar com o médico. Também recebemos material de apoio fornecido pela unidade, que nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas", salienta Lauriele

O encerramento do Grupo de Gestante ocorrerá no dia 23 de setembro, com uma confraternização no CRAB. As gestantes receberão enxovais doados pela Casa de Miquéias e pelo grupo Artesãs do Amor.