Crianças da rede municipal participam da Jornada Odontológica de Piracicaba

4 de outubro de 2016 • Coordenação DAF

_FER4617_Custom

"Vim saber mais sobre os meus dentes, higiene bucal, ouvir palestra e ver se tenho algum trauma", contou Isabella Bernardo da Silva, de 9 anos, da Escola Municipal Geraldo Bernardino, em visita à 23ª Jornada Odontológica de Piracicaba, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de setembro.

A Jornada realizada pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Saúde do Escolar, contemplou este ano, 1.505 alunos de 18 escolas municipais.

Segundo Gabriela Pedroso de Oliveira, aluna do 5º ano de odontologia e uma das organizadoras do evento, o trabalho acontece desde 1994, desenvolvendo atividades educativas preventivas com as crianças. "Este ano, uma novidade é a triagem, na qual os alunos da FOP olham a boca das crianças, se há algum trauma, cárie, se tem que extrair algum dente, e depois encaminham para a clínica de graduação. Eles também assistem um vídeo sobre higiene bucal, aprendem a escovar os dentes de maneira correta e participam de atividades com bola, corda e pintura", contou ela.

“Não adianta apenas identificar a necessidade, é preciso dar continuidade ao tratamento”, disse Dagmar de PaulaQueluz, docente e responsável pelo Escovódramo. Assim será feito com Isabella, que sofreu um trauma quando criança e, por consequência, tem um dente trincado. Ela vai voltar outro dia para tratar.

João Vitor Souza, 10 anos, da E.M. Profª Judith Moretti Accorsi, contou que achou muito boas as atividades. "Só tenho uma descoloração nos meus dentes, mas do resto está tudo em ordem". Já Igor Felipe da Silva, 9 anos, da E.M. Geraldo Bernardino, disse o que aprendeu na jornada: "Aprendi a escovar os dentes direito para não ficar com cárie”.

_FER4565_Custom

Isabella Bernardo da Silva