De janeiro e outubro, Piracicaba registrou queda de 37,5% em mortes no trânsito

30 de novembro de 2018 • Romualdo Filho

Plantio de árvores em memória às vítimas de acidentes acontece amanhã, 30/11, às 9h, no Parque da Rua do Porto

No dia 18/11 foi celebrado o Dia Mundial de Memória às Vítimas do Trânsito. Para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Detran-SP e parceiros realizam amanhã, 30/11, às 9h, plantio de árvores no Parque da Rua do Porto, próximo ao Centro Infantil para Educação de Trânsito (Ciet). Piracicaba registrou, de janeiro a outubro deste ano, diminuição de 37,5% nas mortes por acidente de trânsito, comparado com o mesmo período de 2017.

De acordo com informações da Semuttran, de janeiro a outubro de 2017 foram registradas 56 mortes no trânsito, enquanto que neste ano, no mesmo período, foram 35. Entre as causas que podem ser atribuídas a essa diminuição está o amplo e permanente trabalho de conscientização, fiscalização e engenharia de tráfego.

Investimos muito em obras de mobilidade urbana, com recuperação asfáltica de ruas e avenidas, mudança e otimização de traçados, instalação de semáforos e reforço de sinalização, além da busca de recursos para a melhoria das rodovias que ligam Piracicaba a outras cidades. Todas essas ações, combinadas às campanhas de trânsito, colaboraram para essa queda”, analisa o prefeito Barjas Negri.

Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transporte, lembrou que a Prefeitura realiza campanhas de conscientização no trânsito anualmente. Este ano, a peça publicitária A Culpa é Sua, desenvolvida pelo departamento de marketing da Via Ágil, empresa responsável pelo transporte coletivo, com o apoio da Semuttran, venceu o desafio nacional Maio Amarelo. “Noventa e quatro porcento dos acidentes são causados por falha humana e precisamos alertar a população para diminuir esse alto índice. Queríamos que esse número fosse zero, mas a diminuição foi significativa. Nossa meta é sempre buscar baixar ainda mais”, explica Akira.

LEMBRAR E PREVENIR – O Dia Mundial de Memória às Vítimas do Trânsito foi criado em 1993, no Reino Unido, e reconhecido pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005. Seu objetivo é homenagear as pessoas que morreram em acidentes de trânsito e também seus familiares, amigos, equipes de emergência que se dedicam a essas ocorrências, médicos e policiais. A violência no trânsito é um grande desafio para o Brasil e para o Mundo. A cada ano, segundo a ONU, 1,5 milhão de pessoas perdem suas vidas em ruas e estradas.

É uma data em que devemos voltar nosso pensamento às vítimas de acidentes e também aos amigos e familiares. E uma forma de homenageá-los é celebrando a vida, simbolizada pelas mudas que iremos plantar junto com municípios parceiros do Movimento Paulista e Detran-SP. Uma atitude simples, mas que nos leva a refletir e prosseguir com o importante trabalho de salvar vidas no trânsito de São Paulo”, afirma a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

MOVIMENTO PAULISTA – O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.