Dengue: Mais de 12 toneladas de inservíveis foram retirados em comunidades no ano passado

16 de janeiro de 2020 • Leandro Bollis

O Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, retirou 12,7 toneladas de materias inservíveis em sete comunidades/núcleos habitacionais de Piracicaba durante o ano de 2019, além de 20.221 visitas durantes os mutirões aos sábados. Essas foram apenas duas das inúmeras ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, realizadas pelo setor.

De acordo com o relatório de atividades, foram recebidas e atendidas 914 solicitações para retiradas de inservíveis, potenciais criadouro do vetor; foram feitas 451 notificações de imóveis habitados para providências e 357 não habitados; 125 autos de infração de imóveis habitados e 165 não habitados,quenão atenderam às notificações; 75 multas aplicadas em imóveis habitados e 102 em não habitados, por descumprimento às notificações; outras 2.191 demandas foram atendidas,além de 273 pontos estratégicos supervisionados,como borracharias e floriculturas, e 22 entradas forçadas, com apoio da Defesa Civil.

Além disso, em todo o ano de 2019, foram realizados 114 arrastões, sendo 40 em bairros, 47 ações com a participação dos Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) e 27 limpeza de terrenos. “São ações de combate a dengue realizadas constantemente pela Prefeitura ao longo de todo o ano. Trata-se de um trabalho de orientação e combate que se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom.

O coordenador reforça que a população precisa ter consciência em função dos casos de dengue que estão sendo registrados e colaborar com os agentes de saúde durante as ações, permitindo o acesso dos mesmos nas residências. Bem como tendo uma ação pró-ativa, retirando criadouros e perfurando os pratos e vasos de plantas em suas residências, a fim de evitar o acúmulo de água, onde os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem. “Temos encontrado muitas casas fechadas em nossas visitas, sem que possamos saber como as famílias estão se comportando em relação ao combate ao Aedes, que nos faz supor que haja muito mais lugares em que os mosquitos estão encontrando ambiente adequados para se desenvolver e transmitir a doença a toda a população”, enfatizou Tom.

Em 2020, as ações de combate a dengue já estão sendo realizadas diariamente pela Prefeitura. Estão programados ainda para este ano muitos arrastões, além da visita em domicílios e entrada forçada em imóveis fechados para retirada de criadouros. “A intensificação do trabalho é para evitar epidemia de dengue nomunicípio, visto que o próprio Ministério da Saúde tem apontado regiões do pais onde há risco do descontrole em número de casos. O que não queremos para Piracicaba. Mas para isso precisamos do apoio de todos”, concluiu.

Confira a programação dos próximos mutirões:

18/01 – Algodoal

25/01 – Cidade Alta