Dia D de Multivacinação aplica mais de 6.000 doses em crianças e adolescentes

9 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Enfermeira com seringa nas mãos faz a dosagem de vacina para aplicação em criança
Ação Pira nos Bairros foi ponto volante para o Dia D da Campanha de Multivacinação

O Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade realizada no último sábado, 07/10, em 38 unidades de saúde, teve resultado considerado positivo pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a necessidade da atualização da situação vacinal deste grupo da população, de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação. Na data, compareceram 7.131 crianças e jovens, onde 3.851 foram vacinados, sendo aplicadas de 6.013 doses; deste total, foram imunizadas 95 crianças menores de 1 ano; 787 de 1 a 4 anos, 881 de 5 a 8 anos, e 2.088 de 9 a 14 anos. O restante estava com a carteira em dia.
Na campanha deste ano são oferecidos imunizantes para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), entre outras a depender da faixa etária. O objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação.
No município de Piracicaba, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde (UBS/CRAB/PSF), exceto CRAB Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h (CRAB, UBS, PSF Campestre, PSF Artemis, PSF Anhumas, PSF Ibitiruna e PSF Santana) e das 8 às 16h (demais PSFs).

SEMANA – De acordo com o departamento de Imunizações da SMS, a campanha teve início na segunda-feira, 02/10, e, até sábado, 07/10, compareceram 10.073 crianças e adolescentes aos pontos de vacinação, onde 5.085 deles foram vacinados e 11.911 doses de diversas vacinas foram aplicadas. A multivacinação ocorre até dia 31/10, na cidade.