Dia D de vacinação contra a Paralisia Infantil será neste sábado (8)

7 de junho de 2013 • Coordenação DAF

O Dia D da vacinação contra a paralisia infantil será realizado neste sábado (8) em Piracicaba pela Secretaria Municipal de Saúde. A data integra a Campanha Nacional de Vacinação, lançada oficialmente na última quarta-feira (5). A meta da Secretaria é que até o dia 21 de junho, quando se encerra a campanha, 19.856 crianças sejam imunizadas. O número corresponde a 95% das 20.901 crianças com idade entre seis meses e até cinco anos de idade do município.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, destaca a importância dos pais procurarem uma unidade de saúde para que seus filhos recebam a dose da vacina. “O ideal mesmo é que consigamos imunizar 100% das crianças. A doença está erradicada de nosso país desde 1989 e temos que manter esse cenário vacinando nossas crianças com indicação”, afirma.

A campanha de vacinação em massa na zona urbana contará com postos de vacinação funcionando das 8h às 17h nos CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) Novo Horizonte, Piracicamirim, Santa Teresinha, Vila Cristina, Vila Rezende e Vila Sônia; nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Algodoal, Alvorada, Ártemis, Balbo, Caxambu, Pauliceia, Centro, Esplanada, Independência, Jupiá, Planalto e Tanquinho; e nas unidades do PSF (Programa Saúde da Família) Algodoal. Astúrias, Boa Esperança 1 e 2 , Bosques do Lenheiro 1 e 2 , Itapuã 2, Cecap, Chapadão 1, Costa Rica, IAA 1, Itapuã 1, Jaraguá 1, Jardim das Flores, Jardim Gilda, Jardim Oriente, Jardim Vitória, Mario Dedini 1 e 2, Monte Líbano 1, Paineiras, Santa Rosa 1 e 2, São Francisco, São José, Serra Verde, Sol Nascente, Tatuapé 1 e 2, Tupi e Vila Fátima.

Haverá ainda postos de vacinação nos supermercados Carrefour, Coop, Enxuto, Extra, Jaú Serve (São Dimas) e Walmart, na Escola Estadual Francisca Elisa da Silva, Praça José Bonifácio, Terminal Central de Integração, Corpo de Bombeiros da Vila Independência e PAI (Pronto Atendimento Infantil).

No domingo (9) haverá postos de vacinação no PAI (das 8h às 17h) e no Zoológico Municipal (das 8h às 16h).

GRIPE

Além da vacina contra a paralisia infantil, todas as crianças que forem levadas pelos pais às unidades de saúde terão a vacinação atualizada amanhã. As unidades irão ainda disponibilizar a vacina contra a gripe para as pessoas dos grupos com indicação que ainda não foram imunizadas.

A Secretaria lembra que devem se vacinar contra a influenza as crianças com idade entre seis meses e até dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos), além das pessoas com doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

A vacina contra a gripe também estará disponível nos postos da praça José Bonifácio, Terminal Central, Coop e Carrefour para as pessoas com indicação (exceto crianças que devem ser vacinadas nas unidade de saúde).