Dia D de vacinação contra gripe terá 41 postos fixos e 17 volantes

25 de abril de 2014 • Coordenação DAF

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (influenza) terá seu “Dia D” neste sábado (26), com 41 postos fixos e 17 postos volantes espalhados pela cidade. As equipes aplicarão as vacinas das 8 às 17 horas. O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas com mais de 60 anos, comorbidades e população do sistema prisional. O prefeito Gabriel Ferrato e o secretária da Saúde, Pedro Mello, irá acompanhar a vacinação. Às 11 horas eles deverão estar no CRAB Vila Rezende.

Os postos fixos estarão na UBS Centro, UBS Independência, CRAB Piracicamirim, PSF Cecap, UBS Alvorada, PSF Sol Nascente, PSF São Francisco, PSF Tupi, UBS Esplanada, UBS Jupiá, CRAB Novo Horizonte, UBS Planalto, CRAB Vila Cristina, PSF Itapuã I, PSF Jaraguá I, PSF Jd. Vitória, CRAB Santa Teresinha, CRAB Vila Rezende, UBS Ártemis, UBS Parque Piracicaba, PSF Algodoal, PSF Santa Rosa I, PSF Vila Fátima, PSF IAA I, UBS Tanquinho, PSF Boa Esperança II, PSF Bosques do Lenheiro I, PSF Jd. Gilda, PSF Mário Dedini II, PSF Vila Industrial, CRAB Vila Sônia, UBS Caxambú, UBS Pauliceia, PSF Itapuã II, PSF Jd. Das Flores, PSF Jd. Oriente, PSF Monte Líbano, PSF 1° de Maio, PSF Serra Verde, PSF Tatuapé I e PSF Costa Rica. Os postos volantes ficarão na Estação do Idoso, Praça José Bonifácio, Terminal Central de Integração (TCI), Praça Matriz da Vila Rezende, Terminal de Integração Vila Sônia, Padaria Razera e supermercados Jaú Serve, Pão de Açúcar, Extra, Coop, Delta Vila Monteiro, Enxuto, Delta Areião, Walmart, Carrefour e Balan.

O total estimado de pessoas a serem vacinadas na campanha é de 79,2 mil, sendo que a meta é atingir o mínimo de 80% dessa população, ou seja, 63,3 mil pessoas. A campanha teve início nacionalmente na terça-feira (22) e está prevista para se prolongar até 9 de maio. A vacina é trivalente, imuniza contra diferentes subtipos de influenza e tem aplicação intramuscular.

A aplicação é contra-indicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina. Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outro tipo de vacina do PNI (Programa Nacional de Imunizações) ou administração de qualquer medicamento. A vacina não daá gripe. Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, tais como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de 1 a 2 dias.

De segunda a sexta-feira, as vacinas serão aplicadas em 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e na Esalq e em um posto volante, que ficará no Terminal Central de Integração das 7h30 as 11h. No sábado (26), “Dia D”, o Município disponibilizará 40 postos fixos e 18 volantes, envolvendo 250 profissionais da Saúde.

A Campanha Rural acontece no sábado seguinte, dia 3 de maio, com cinco postos fixos e 46 postos volantes. No mesmo dia haverá 11 postos volantes na zona urbana. A Saúde disponibilização 23 equipes de vacinação, envolvendo 120 profissionais.

Já a vacinação de acamados e nas instituições será realizada nos dias 27 de abril e 4 de maio (domingos), com um total de 16 equipes volantes e 55 profissionais envolvidos. A Secretaria da Saúde pede que os cuidadores entrem em contato com a unidade de saúde de referência e informe nome, data de nascimento, endereço e telefone da pessoa a ser vacinada.

Algumas equipes volantes serão montadas aos domingos para vacinação em igrejas e festividades, como na Festa das Nações, na Associação dos Aposentados e no Clube da Lady.