Drogal e Instituto José Cançado doam bombas de vácuo e monitores para a Saúde

30 de abril de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS

Na tarde de ontem, quarta-feira, 28/04, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Filemon Silvano, receberam a doação da Rede Drogal e Instituto José Cançado de novos equipamentos que serão distribuídos às unidades da rede pública de saúde para atendimento a pacientes com Covid-19. A entrega simbólica das dez bombas de vácuo e dos seis monitores multiparamétricos aconteceu no prédio do Centro Cívico e contou com a presença dos diretores da rede de farmácias Ricardo, Marcelo e Thiago Cançado. Também participaram a médica Flávia de Sá Molina, superintendente das Urgências/Emergências da Prefeitura, e Carlos Eduardo Tavares, assessor especial de Projetos da Secretaria de Saúde.

Os equipamentos foram encaminhados ao almoxarifado da Prefeitura e, na manhã de hoje, quinta-feira, 29/04, começaram a ser distribuídos para as UPAs do Piracicamirim, Vila Rezende, Vila Sônia e Vila Cristina, além da COT (Central de Ortopedia e Traumatologia). “É muito importante saber que empresas como a Drogal estão dispostas a ajudar o setor público. Esta doação vai contribuir para um melhor atendimento à população”, agradeceu o prefeito Luciano Almeida.

Ricardo Cançado, Filemon Silvano, Luciano Almeida, Marcelo Cançado, Flávia de Sá Molina, Thiago Cançado e Carlos Eduardo Tavares.

A doação foi uma decisão a partir do conhecimento das necessidades da Secretaria de Saúde. “A Drogal, desde a sua fundação, tem a característica de contribuir com causas sociais. Meu pai fez isso sempre, tanto que após seu falecimento demos continuidade a este trabalho por meio do Instituto José Cançado. A doação é uma maneira de ajudarmos a Prefeitura de Piracicaba neste momento complexo. Conhecemos a área de saúde e entendemos a importância do apoio das empresas e da sociedade. A pandemia vem nos mostrando que a união de esforços, o respeito ao próximo e a solidariedade podem fazer a diferença”.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a ajuda é muito bem-vinda. “A doação da Rede Drogal auxiliará o nosso sistema de atendimento de saúde. Agradecemos por mais esse apoio e pela iniciativa de colaborar com o trabalho da Secretaria de Saúde”.

EQUIPAMENTOS – As bombas de vácuo são utilizadas na sucção bronco pulmonar ou de ar de respiração nos centros cirúrgicos e salas de tratamento de Covid-19. Já os monitores multiparamétricos são responsáveis por verificar em tempo real a condição de saúde do paciente, informando para médicos e equipe de enfermagem o andamento do seu quadro, bem como sua evolução ou piora. No equipamento é possível acompanhar pressão arterial, batimentos cardíacos e outros sinais vitais.

PARCERIA – O apoio da Rede Drogal à Prefeitura de Piracicaba é constante. A última parceria foi em fevereiro deste ano, quando 10 unidades da farmacêutica serviram como postos de vacinação contra a Covid-19 para profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos e seus respectivos técnicos e auxiliares.