Em live, secretário da Saúde fala sobre destinação de doses de vacina em casos de eventuais sobras

10 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

Em live gravada na tarde de hoje, 10/03, e exibida pelas mídias sociais da Prefeitura, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, explicou o destino que é dado a eventuais sobras de doses de vacinas contra a Covid-19 no município.

De acordo com o secretário, esses casos acontecem porque há frascos que contêm as vacinas com multidose (10 doses) e, se ao final do expediente de vacinação nas unidades eles estiverem abertos, o conteúdo do frasco deve ser utilizado totalmente e rapidamente, porque a validade expira.

“Não acontece com frequência a sobra de doses. Mas, quando isso ocorre, a recomendação é que se busque no cadastro da unidade de saúde, alguma pessoa que esteja prioritariamente listada no plano nacional de imunização para ser vacinada, mesmo que ainda não esteja contemplada naquela fase”, frisou o secretário.

Filemon informou que ao proceder assim, age em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, que determinam que as doses da vacinas da Covid-19 não podem, de forma alguma, ser perdidas ou descartadas.