Enfermeiras das USFs são capacitadas para realizar Teste de Snellen

12 de abril de 2018 • Romualdo Filho

Enfermeiras das Unidades de Saúde da Família (USF), da Atenção Básica (AB), serão capacitadas, nos dias 16, 17, 23 e 24 de abril, das 13h30 às 15h30, para realizar Teste de Snellen (exame de vista) nas crianças da Rede Municipal de ensino, reforçando assim as equipes de orientadores de alunos e agentes escolares de saúde, que já desenvolvem esses exames ao longo do ano dentro das atividades do setor Saúde do Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação segue diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Municipal, que, por sua vez, está alinhado com o Programa Visão do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, a fim de reduzir problemas de vista em crianças de 6 a 8 anos na rede pública de ensino fundamental. Em Piracicaba, devem passar pela triagem quase 4 mil crianças do primeiro ano.

Pelo Programa Saúde na Escola, alunos entre 6 e 8 anos da primeira série do ensino fundamental das redes públicas de ensino passam por exames de acuidade visual em sala de aula e os que apresentam alguma alteração na visão são encaminhados para atendimento especializado. O Programa Visão do Futuro é uma iniciativa coordenada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP).