Equipe da USF São José recebe prêmio Destaque Competências

21 de dezembro de 2018 • Leandro Bollis

Profissionais de saúde da Unidade Saúde da Família São José receberam na última terça-feira (18/12) o prêmio Destaque Competências, após conclusão do programa de treinamento, dentro do Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE), da Secretaria Municipal de Administração (Semad), em conjunto com ações administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do programa, Eline Rasera, o trabalho realizado há mais de um ano vem apresentando resultados que superaram expectativas. “Para que as equipes apresentem desempenho de alta performance é imprescindível, além do conhecimento técnico, habilidades para o trabalho em conjunto, como inteligência emocional, comunicação assertiva, empatia, coaching de equipe e outros aspectos que, bem desenvolvidos, resultam em equipes com maior sinergia e mais satisfeitas quanto às suas realizações profissionais”, explicou.

Tatiana Bonini, coordenadora da Atenção Básica, teceu elogios ao trabalho da psicóloga. “Surpreendente observar a evolução comportamental de cada integrante da equipe, que se vê valorizado, compreende a dimensão da proposta e se predispõe a mudanças. Assim há um salto positivo no relacionamento interno e de comprometimento, valores que precisam agora ser consolidados e preservados por todos”, observou.

De acordo como Eline Rasera, “inovador na administração municipal, o programa tem como objetivo incentivar, desenvolver habilidades comportamentais e partir de técnicas aplicadas junto aos funcionários que ocupam cargos de liderança para que promovam equipes de trabalho coesas, proativas, motivadas e satisfeitas”.

A enfermeira responsável pela unidade, Alessandra Correa Barboza, disse que tanto o PDE como o Coaching de Equipe proporcionaram oportunidades para a exposição dos conflitos e identificação dos nós críticos na equipe e estimulou a reflexão em cada um sobre o papel que desempenham para o desenvolvimento das atividades.

“Partindo de um diagnóstico situacional e acessando gradativamente esferas mais particulares, essas técnicas instigaram o autoconhecimento. E o autoconhecimento conduz ao autocontrole e à prática de atitudes mais assertivas no cotidiano das relações de trabalho”, explicou.

Alessandra disse ainda que o desenvolvimento da equipe é um processo contínuo que não se encerra com a obtenção de certificados de conclusão dos cursos mas, permanece dia após dia, nos erros e acertos e, sobretudo, no interesse e na vontade de cada um em evoluir enquanto ser humano, equipe de trabalho e sociedade. “Neste sentido, o PDE e o Coaching de Equipe deram impulso a esse processo”.

Para Eline Rasera, o treinamento na unidade possibilitou esse novo patamar de competências, demonstrado pela equipe ao longo do processo. Foram encontros semanais, em conjunto com a coordenação do setor, envolvendo também Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). “Parabéns a todos da Secretaria da Saúde que apoiam e incentivam esse trabalho”, concluiu.