Equipe de Controle de Doenças visita escola que registrou surto de Covid-19

23 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Equipe do Departamento de Controle de Doenças da Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, esteve na manhã de hoje, 23/03, na Escola Estadual Professora Dionetti Callegaro Miori, no bairro Água Branca, onde foi registrado surto de Covid-19 no início da semana. A visita ocorreu para reforçar as orientações e ações de controle do surto conforme protocolo municipal, documento enviado às escolas da cidade e que também está disponível no site da SMS, no link https://bit.ly/3TBE5Qe.

Do Departamento de Controle de Doenças da VE, participaram da visita técnica a enfermeira Gislene Nicolau Milla e a técnica de enfermagem Rosa Amaral, que foram recebidas por Fábio Augusto Negreiros, dirigente regional de ensino, Andrea Cristine Mainardes Cintra, diretora escolar, e Beatriz de Cássia Bragaia, supervisora de ensino.

Representantes da VE de Piracicaba fizeram visita a escola estadual que registrou surto de Covid-19 no início da semana

Na oportunidade, foram verificados todos os protocolos adotados pela escola, além do monitoramento dos servidores escolares afetados. Conforme explicou Fábio Negreiros, são 22 servidores acometidos pela Covid-19, sendo 21 professores e um auxiliar de limpeza, além de um aluno. Ainda, de acordo com o dirigente de ensino, na manhã de hoje, 23/03, quatro professores e a auxiliar de limpeza já retornaram as atividades após cumprirem isolamento.

“A situação preocupou, porém, não prejudicou o funcionamento escolar e nenhum dos casos necessitou de internação ou apresentou um quadro mais grave da doença já que os servidores estavam vacinados. Adotamos todos os protocolos da Secretaria de Saúde e conseguimos conter o avanço da doença. Junto com a equipe da Vigilância Epidemiológica vamos seguir o monitoramento destes casos”, afirmou o dirigente de ensino.

Escola voltou a manter distanciamento dos alunos nas salas de aula e reforçou a importãncia do uso da máscara e do álcool em gel

Gislene Nicolau, da VE, enalteceu a organização da escola. “Eles acompanharam todo o protocolo da SMS, e ainda estão fazendo mais. Eles tem caixa de som com microfone que são utilizados nos horários de entrada e saída da escola, bem como nos intervalos, para orientar e reforçar o uso da máscara, evitar aglomeração, incentivar o uso do álcool em gel, além de manterem o distanciamento dos alunos em sala de aula e mantendo os ambientes escolares bem arejados”, disse.

Durante a visita, a direção da escola apresentou um panfleto produzido pela unidade com orientações importantes de combate à doença e de alerta para os sintomas. “Entregamos este material a todos os alunos e servidores da escola como forma de orientar a prevenção, além disso, enfatizamos que as unidades de saúde fazem os testes rápidos em pessoas sintomáticas, além de a Prefeitura oferecer os Centros de Testagem para Covid-19 em horário estendido, das 17h às 20h30, caso necessitem de apoio médico”, comentou Andrea Cintra.

Negreiros mostra a Gislene material impresso produzido pela escola e que foi entregue aos alunos e servidores da unidade

A unidade segue com as aulas normalmente e a VE continua o monitoramento dos casos.