SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Equipe do Samu realiza parto de emergência em escadaria de condomínio

3 de outubro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Sabrina Franzol

A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou no início da tarde de hoje, segunda-feira (3/10) um parto de emergência na escadaria do quarto andar de um condomínio no Jardim Taiguara, região do Vila Sônia. A família acionou o Samu para levar a grávida, Bruna da Silva Nicodemo, de 26 anos de idade, ao hospital, mas não houve tempo hábil. Depois do nascimento do bebê – um menino -, mãe e filho foram levados ao Hospital dos Fornecedores de Cana, onde permanecem para os primeiros procedimentos do pós-parto.


Após parto em escadaria, equipe do Samu levou mãe e filho para o hospital

De acordo com a técnica de enfermagem da equipe do Samu, Camila Pantoja, um familiar da grávida entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência por volta das 13h. O parto foi realizado de forma natural. Na ocasião, Camila realizou o procedimento com o auxílio do condutor socorrista Adriano Cerqueira e colaboração de dois estagiários da faculdade de medicina Anhembi Morumbi, Matheus Freitas e Pedro Rady.

“Quando estávamos levando a mãe até a viatura do Samu, ela apresentou fortes contrações e então tivemos de iniciar o procedimento ali mesmo, no quarto andar. Não houve intercorrências e foi extremamente gratificante saber que uma vida veio ao mundo pelas nossas mãos. Além de ser uma emoção ímpar, mostra a capacidade dos profissionais de lidarem com os extremos do ser humano. Desejamos muita saúde à mamãe e ao pequeno”, falou Camila Pantoja.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, entre outras. O telefone para acionar o serviço é 192.

‹ voltar