Equipes do Cartão Pira Cidadão fazem cadastramento de moradores em Tanquinho

23 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai visitar todos os bairros da cidade para falar sobre o recadastramento dos pacientes da rede pública de saúde e apresentar o Cartão Pira Cidadão que, na Saúde, vai substituir o atual cartão azul do SUS. A primeira região a receber as equipes é o bairro rural Tanquinho, onde as ações começaram ontem, segunda-feira, 22/05, e seguem até dia 02/06.

O cartão Pira Cidadão tem como objetivo agilizar e facilitar o acesso a todos os serviços públicos municipais. Entre os benefícios do cartão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

Equipe está esclarecendo dúvidas e realizando os cadastros na UBS Tanquinho

Em Tanquinho, as equipes do Cartão Pira Cidadão estão alocadas na Unidade Básica de Saúde (UBS), esclarecendo dúvidas e realizando o cadastramento das pessoas durante o horário de funcionamento da unidade, das 8h30 às 16h20. É importante levar CPF, RG e comprovante de residência atual para efetivar o cadastro.

Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a ação se faz necessário devido à implantação do novo software de saúde que trará modernidade e agilidade aos atendimentos. “Estamos alinhando nosso sistema com o do Ministério da Saúde para evitamos duplicidade de cadastros utilizando a mesma forma de busca do prontuário eletrônico do paciente, por meio do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS)”, enfatizou.

Cadastramento do Cartão Pira Cidadão está sendo realizado na UBS Tanquinho

Além da ação que acontece em Tanquinho, para obter o cartão também é possível realizar o cadastro no site cartaopiracidadao.com.br ou presencialmente na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.

APP – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para sistemas Android e iOS.