Escolas municipais vão desenvolver o projeto Driblando a Tuberculose

3 de maio de 2016 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde abriu oficialmente nesta terça-feira, 03 de maio, a segunda edição do projeto Driblando a Tuberculose. Desenvolvida em parceria com a as secretarias municipais de Educação e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), a iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre a doença aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal, e consequente, às famílias desses alunos.

Realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu aproximadamente 70 diretores das escolas municipais do ensino fundamental e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ângela Maria C. Jorge Corrêa, do coordenador da Vigilância em Saúde do município, Moisés Taglietta, que representou o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, do chefe do setor de Eventos Esportivos da Selam, Alexandre Franco do Nascimento, que representou o secretário João Francisco de Godoy, do médico cirurgião torácico e coordenador das Ações de Controle da Tuberculose em Piracicaba, Eduardo Baldassari Rebeis e da interlocutora do Programa de Ações de Tuberculose da Saúde, Ermelinda Esteves.

Durante o evento, Taglietta lembrou que a tuberculose é uma doença social, que continua em nosso meio e não tem classe social. “É preciso uma ação preventiva constante e a orientação da população, pois é uma doença que atinge a todas pessoas. As crianças nos ajudarão e muito para que as informações sobre os sintomas e o contágio cheguem até as famílias”.

A secretária de Educação ressaltou que a parceria entre as duas secretarias já ocorre em outras ações envolvendo educadores e alunos, como o combate o Aedes aegypti e a prevenção da gripe H1N1, e que o projeto Driblando a Tuberculose irá se somar ao esforço no combate às doenças infectocontagiosas. “Este projeto é muito bem-vindo para somar com ações já desenvolvidas para que possamos atingir cada vez mais as famílias, por meio da criança que é a maior multiplicadora de informação”, destacou Ângela.

Ermelinda informou que o projeto será desenvolvido em etapas. Com o lançamento oficial, os professores da rede passarão por treinamento que será realizado pela equipe do Programa de Ações de Tuberculose da Saúde. Em seguida, os educadores desenvolverão trabalhos como cartazes e outras atividades lúdicas com os estudantes. Esses trabalhos serão expostos nas escolas participantes. Os educadores também serão convidados a participar de um concurso e os melhores trabalhos sobre prevenção à tuberculose serão premiados no encerramento do projeto, no mês de setembro.

De acordo com Ermelinda, o objetivo este ano é ampliar o conhecimento relacionado à doença para os alunos na faixa etária de 6 a 10 anos, fazendo dos estudantes multiplicadores em suas famílias. “Serão 46 escolas e mais de 500 professores envolvidos. A meta é atingir os 16.580 alunos matriculados da rede municipal”. Ermelinda informou ainda que o projeto começou no ano passado, quando foi desenvolvido na rede estadual de educação e envolveu 38 escolas e centenas de alunos, com resultado bastante positivo.

Durante o lançamento, o médico Eduardo Rebeis proferiu palestra com o tema “Tuberculose: o que é e suas consequências”. Segundo Rebeis, a doença é muito antiga e continue muito presente no meio social e cabe a todos lembrar que ela existe e é preciso prevenção e tratamento.

Rebeis lembra também que o tratamento é gratuito na rede pública de saúde. “Infelizmente, nossa maior preocupação é o índice de abandono do tratamento que     demora em média seis meses. Quando os sintomas são amenizados, o paciente deixa de de tomar os medicamentos e isso traz graves consequências”, alerta o médico.

Dados do OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que foram registrados, em 2014, nove milhões de novos casos de tuberculose no mundo. No mesmo ano, o coeficiente de incidência da doença em Piracicaba foi de 37 novos casos por 100 mil habitantes.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse contínua há mais de duas semanas, emagrecimento, sudorese noturna e cansaço.