Estado deve regularizar fornecimento de medicamentos de alto custo em abril

1 de março de 2016 • Coordenação DAF

O governo do Estado de São Paulo deverá normalizar o fornecimento de medicamentos de alto custo até o mês de abril. A informação foi passada pela diretora do DRS-X (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba, Maria Clélia Bauer, nesta segunda-feira (29), em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encontro, Clélia afirmou que o fornecimento dos medicamentos foi prejudicado pelo contingenciamento de recursos por parte do governo estadual. “Recebemos a orientação para que fizéssemos o manejo para trabalharmos com o estoque existente e pudéssemos atender os pacientes. Realmente houve um contingenciamento, mas os recursos serão normalizados agora a partir de março e o governador afirmou que haverá descontingenciamento de recursos para medicamentos”, disse.

Com a normalização dos recursos em março, o fornecimento dos medicamentos que são entregues à Farmácia de Alto Custo do município para serem dispensados à população de Piracicaba deve ser regularizado a partir do mês de abril.

Além da diretora do DRS-X, participaram do encontro o diretor do NAF (Núcleo de Assistência Farmacêutica) do DRS-X, Daniel Picca, o secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, a coordenadora do DAF (Departamento de Assistência Farmacêutica) do município, Luciana Canetto Fernandes e a coordenadora da Farmácia de Alto Custo do município, Cláudia Carias.

Na reunião, Picca afirmou que o NAF irá fornecer uma planilha com os medicamentos que serão fornecidos semanalmente à Farmácia de Alto Custo até a regularização do fornecimento. “Essa planilha será essencial para que possamos orientar nossos pacientes quanto aos prazos e evitar as reclamações que se intensificaram este ano por conta da falta de medicamentos e de uma posição sobre a regularização”, disse a responsável pela Farmácia de Alto Custo do município, afirmando que 38 medicamentos de alto custo estão em falta na unidade.