Estado prevê funcionamento do Hospital Regional no primeiro trimestre de 2017

1 de setembro de 2016 • Coordenação DAF
O diretor técnico de edificações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Adhemar Dizioli Fernandes, realizou esta semana visita técnica ao Hospital Regional. Em entrevista à imprensa, disse que Estado e Secretaria de Obras do município trabalham em conjunto a fim de equacionar os detalhes conclusivos do HR, referentes ao ar-condicionado, sistema de informática e de aquecimento solar. A previsão do Estado é que o HR esteja devidamente equipado para entrar em funcionamento até o final do primeiro trimestre de 2017.

Segundo Fernandes, o Estado disponibilizou R$ 1,5 milhão para a realização dos serviços citados. Primeiramente será comprado o material para a conclusão do sistema de ar-condicionado, orçado em aproximadamente R$ 300 mil. A planilha aberta de licitação do sistema foi repassada pelo Estado à Prefeitura esta semana. Os técnicos da Prefeitura preparam o processo licitatório, que será publicado nos próximos dias.

O passo seguinte será a aquisição do rack e da suíte para a rede de informática, orçados em R$ 200 mil. Em terceiro lugar, serão adquiridas as placas solares e os boilers, que são os reservatórios para água aquecida. Caso faltem recursos para o terceiro ítem, o prefeito Gabriel Ferrato disse que o município complementará o valor.

O grupo técnico da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo trabalha no HR, junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Obras, para acompanhar a finalização da obra e aquisição de imóveis e equipamentos. "No que diz respeito ao mobiliário, os itens mais críticos não são aqueles que se compram feitos, mas os customizados, como as bancadas, porque elas precisam ainda ser desenhadas e confeccionadas de acordo com o local onde serão instaladas", detalhou. Quanto aos equipamentos, segundo ele a aquisição está em curso e não é demorada.

GESTÃO – De acordo com Fernandes, após a conclusão desses serviços, instalação do mobiliário e dos equipamentos, o Estado contratará o órgão gestor. "Há grande interesse por parte do governo do Estado de que a gestora seja a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp)", adiantou Fernandes. O técnicos da Funcamp já estiveram em Piracicaba para avaliar a estrutura e se inteirar de sua complexidade.

O plano traçado pela Secretaria do Estado e DRS-10 é que todos os serviços do HR funcionem integralmente logo de início. "A intenção é colocar o hospital todo em funcionamento – centro cirúrgico, UTI, internação, consultas, exames laboratoriais e de imagem -, mas, numa primeira fase, com 60% de sua capacidade de atendimento", afirmou Fernandes. O Hospital Regional deverá atender 11 municípios da macrorregião do DRS-10.

RAIO-X – Hospital Regional de Piracicaba

Área do terreno …………………………….. 80 mil m2