Estudantes dos EUA visitam serviço de nutrição do município

6 de maio de 2016 • Coordenação DAF

Vinte estudantes da University of North Florida estiveram nesta quinta-feira (5) na CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), da Secretaria de Saúde de Piracicaba, para conhecer os projetos desenvolvidos pelo serviço de nutrição do município. A visita integra a programação de um curso de Verão promovido pela universidade norte-americana.

Sediada em Jacksonville, a University of North Florida é uma das mais renomadas na área de nutrição nos EUA. “Essa programação de 14 dias no Brasil é o equivalente a três créditos do curso de nutrição da universidade. A escolha pela CPAN é pelo fato do serviço ser referência na área e para mostrar aos alunos a importância da coleta de dados na implementação de políticas públicas nas áreas de nutrição e saúde”, afirmou a professora Andrea Arikawa, coordenadora do grupo.

De acordo com Andrea, o curso tem duração de 14 dias e a viagem ao Brasil inclui ainda passagens por mercados municipais, feiras e institutos de pesquisa e universidades em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Os estudantes conheceram o Mercado Municipal e o Ceagesp em São Paulo, a Esalq e irão passar também pelo Rio e pela Universidade Federal de Ouro Preto”, disse a professora.

Coordenadora da CPAN, a nutricionista Márcia Cardoso recepcionou o grupo e explicou o trabalho desenvolvido pelo serviço, entre eles o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população para orientação das políticas públicas no município e o projeto “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor”. “Ficamos muito felizes em receber o grupo e termos sido escolhidos como referência na questão de políticas públicas para alimentação e saúde”, afirmou a nutricionista.

Durante a visita, a responsável pelo grupo de universitário afirmou que pretende que novos grupos venham ao município nos próximos anos. “Esse curso é realizado todo mês de maio. Essa primeira visita é um laboratório e, com certeza, devemos voltar com novas turmas”, disse Andrea.