SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Faltam dois sábados para a conclusão da campanha antirrábica na zona urbana

3 de novembro de 2017 • Coordenação DAF
Este sábado (04/11) será o penúltimo dia da campanha de vacinação antirrábica na zona urbana, quando as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão na região do Mário Dedini e Bosques do Lenheiro. No sábado seguinte (11/11), o trabalho deste ano será encerrado na região do Santa Teresinha e Balbo. A meta é vacinar 27.000 animais. Até o momento, já foram imunizados 17.646 cães e 3.266 gatos, totalizando 20.912.
 
De acordo com a médica veterinária, Eliane Carvalho, coordenadora do CCZ, tudo indica que a meta será alcançada, principalmente se o clima ajudar. “Em vários sábados a chuva atrapalhou um pouco o desempenho. No entanto, faltam duas regiões com número elevado de animais domésticos, o que permitirá concluir a campanha dentro do esperado”, disse.
 
Além dos sites e jornais, a divulgação está sendo feita por rádios, faixas, carro de som, cartazes fixados em escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais. O atendimento acontece das 8h às 17 horas, em pontos estratégicos de cada região, conforme agendas abaixo.
 
Para a campanha, nove equipes, compostas por vacinadores devidamente capacitados, estarão em ação, com material descartável e de uso individual. O CCZ orienta que os animais devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos e presos em guias. Aos mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, como aqueles para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores.
 
Todos os cães e gatos, a partir dos 03 meses de idade, podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário, assim como as gestantes e com crias esperarem o desmame dos filhotes para receberem a vacina. 
Nesses casos, as vacinas podem ser aplicadas posteriormente, de segunda a sábado, das 8h as 16 horas, no CCZ, que funciona como posto fixo de vacinação durante todo ano.
 
De acordo com Paulo Lara, médico veterinário responsável técnico do Canil do CCZ, “a vacinação é muito importante para prevenir a Raiva, uma doença que mata e é transmitida por todos os mamíferos, principalmente os morcegos, que atualmente contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona urbana”.
 
ZONA RURAL – A etapa da campanha de vacinação contra a raiva na zona rural superou a meta deste anos, estabelecida pelo CCZ, com base em históricos anteriores, de imunizar 10.000 animais. Foram 8.573 cães e 1.568 gatos, totalizando 10.141. O destaque foram os gatos, cuja população atendida superou o índice de 2015 em 7,4 %.
 
 
‹ voltar