Farmacêuticos orientam população em terminais de ônibus

4 de maio de 2016 • Coordenação DAF

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado anualmente em 5 de maio, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do município de Piracicaba irá promover ações de conscientização e orientação à população nos terminais de ônibus do Cecap e Centro.

As ações serão realizadas das 8h às 11h, durante a Semana de Assistência Farmacêutica, e contarão com orientações sobre uso correto de medicamentos e os perigos da automedicação, descarte correto de medicamentos, além de outros temas relacionados à saúde.

“É uma oportunidade de aproximar o profissional farmacêutico da comunidade, além de orientar sobre essas questões e sobre as principais doenças que acometem a população, como hipertensão, diabetes e dengue”, destaca Luciana Canetto Fernandes, coordenadora do DAF.

Além de farmacêuticos do município, as orientações contarão com a participação de alunos do curso de farmácia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e de enfermagem da Faculdade Anhanguera, que irão realizar testes de glicemia, distribuição de folderes, recolhimento de medicamentos vencidos e/ou sem uso e orientações sobre os pontos de coleta.

Instituída no calendário oficial do município pela lei 6.368/2008, a Semana de Assistência Farmacêutica foi criada com base em projeto de lei de autoria do vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água, falecido em março de 2012.