SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Farmácia do Caxambu recebe o nome de Sônia Mesquita Lara

14 de dezembro de 2020 • Romualdo Filho

Na última sexta-feira (11/12), a Farmácia Municipal do Caxambu recebeu o nome de Sônia Mesquita Lara, seguindo Lei 9.476, de propositura do vereador Ronaldo Moschini. O evento contou com a participação autoridades, amigos, representantes da região e os filhos da homenageada, Paulo Roberto Lara Negreiros D’avila, Jose Eduardo Lara Negreiros D’avila e Lucia Cristina Lara Negreiros D’avila.

Participaram da cerimônia, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o vereador Ronaldo Moschini, o vereador Pedro Kawai – representando a Câmara de Vereadores –, representante do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Pinto Filho, presidente da Comissão Local de Saúde, Silvestre Dílio, coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa) Moisés Taglietta, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eliane Carvalho, profissionais da unidade e moradores da região.

Sônia Mesquita Lara nasceu em 08 de janeiro de 1942, em Piracicaba. Era filha de Fernando Bello Lara e de Aurora Mesquita Lara. Mãe de Lúcia Cristina, José Eduardo e Paulo Roberto. Fez magistério no Colégio Assunção, cursou administração de empresas da Unimep, especialista em contabilidade e auditoria, fez carreira como auditora fiscal da Previdência em âmbito federal, chegando ao cargo de chefe da Região Fiscal de Piracicaba.

Sônia atuou, ainda, como assessora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e colaborou ativamente com entidades como a Escola de Mães de Piracicaba, Lar do Bom Menino e Centro de Reabilitação de Piracicaba. Também foi uma das responsáveis pela criação do Banco de Córneas do município e colaborou diretamente com o desenvolvimento do INSS (Instituto Nacional de Assistência Social) no município. Sônia faleceu aos 78 anos, no dia 31 de março de 2020.

Na farmácia do Caxambu é realizada uma média de 4.100 atendimentos por mês, o que corresponde a cerca de 200 atendimentos diários, com a dispensação dos 123 medicamentos que constam da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Durante o período em que a UBS Caxambu estava em reforma e ampliação, a população local teve que se deslocar até à farmácia do Jardim Oriente para ser atendida.

Estão registradas na área de cobertura desta unidade cerca de 35 mil pessoas, oriundas dos seguintes bairros: Jardim Caxambu, Jardim Elite, Higienópolis, Nova América, Água Branca, Monte Feliz, Ary Coelho, Jardim Califórnia, Jardim Brasil, Jardim Colonial, Jardim Ipê, Chicó, São Luiz, Residencial Bertolucci, Alto do Astúrias e Jardim Monte Carlo.

Os recursos que permitiram a construção da nova farmácia do Caxambu, bem como a reforma da de toda a UBS, são oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e do senador Airton Sandoval (MDB).

‹ voltar