Fiesp apresenta Plano Regional de Saúde para os 11 municípios da microrregião de Piracicaba

23 de janeiro de 2019 • Romualdo Filho

Aumentar a eficiência da rede de saúde pública na microrregião de Piracicaba, a partir de um trabalho conjunto dos gestores e profissionais da saúde dos 11 municípios que a compõe. Esta é proposta do trabalho gratuito de assessoria iniciado na manhã desta quarta-feira (23/01), no Museu das Águas, coordenado pelo professor Carlos Del Nero, da Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Trata-se de uma iniciativa piloto, com previsão de dois anos para a sua conclusão, que conta com a participação de representantes da Diretoria Regional de Saúde do Estado (DRS-X) e dos municípios de Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro, microrregião formada por aproximadamente 600 mil habitantes.

Del Nero disse que a proposta é entender a realidade de cada município para ajudá-los a superar as barreiras existentes, facilitar a integração entre eles, o acesso a dados estatísticos, análises, reflexões e empreendimentos para melhoria do SUS. “Temos de superar os dilemas dos profissionais de saúde dos municípios, onde tudo acontece, para que caminhem com mais segurança em direção à gestão pública, a partir de experiências mundiais e da realidade local”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a iniciativa tenta agregar mais qualidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela rede regional, graças ao bom trabalho dos municípios e da DRS-X. “Vivemos em uma região diferenciada, econômica e socialmente privilegiada, mas que ainda precisa avançar muito para o desenvolvimento da gestão pública na saúde. Este trabalho proposto pela Fiesp traz uma visão externas que pode nos ajudar. Os profissionais da Fiesp podem nos apontar aspectos em nossa rede que exigem ajustem, mas que não estamos percebendo com a clareza necessária”.