Foi lançada ontem campanha de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

2 de dezembro de 2020 • Romualdo Filho

Foi lançada ontem (01/12) na USF Bosques do Lenheiro II a Campanha Dezembro Vermelho, com testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O evento, fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, ONG Caphiv e Conselho Municipal de Saúde, busca levar informações sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis a toda população.

Tratam-se de ações relacionadas à grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis) alusivas ao Dia Mundial contra a Aids, celebrando desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.

Normalmente o lançamento da campanha em Piracicaba acontece na Câmara dos Vereadores, com caminhada simbólica pelo centro da cidade, entre outras atividades de grande concentração de público. No entanto, este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, os organizadores decidiram fazer algo mais modesto, sem perder o vínculo direto com a população.

Por isso escolhemos o posto de Saúde do Bosques do Lenheiro II para esse lançamento”, explicou Paulo Soares, presidente da Caphiv. Soares explica que várias atividades serão desenvolvidas ao longo do mês. Ontem mesmo foram realizadas testagens rápidas de fluido oral na Praça José Bonifácio, dentro do Projeto Prevenção na Quebrada.

Hoje (02/12) o grupo do Projeto Prevenção na Quebrada continua o atendimento a todos os interessados na Praça do Piracicamirim. Bem como haverá testagem rápida intensificada na USF Bosques do Lenheiro I. No dia 07/12 a testagem rápida será no CRAB Piracicamirim, onde sua equipe fará um trabalho concentrado de abordagem e conscientização junto aos usuários da unidade.

As testagens contam também com apoio das equipes do Projeto Não Viralize a Ignorância, Conheça! – coordenada pela ONG Caphiv –, que atuarão em todas as unidades citadas, desenvolvendo testagens rápidas.