FOP, Prefeitura e Estado realizam encontro sobre saúde bucal (Epatespo 2019)

28 de maio de 2019 • Romualdo Filho

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Governo do Estado, realizam nesta quarta-feira (29/05) e quinta-feira (30/05), no anfiteatro da faculdade – Av. Limeira, 901 – Areião –, o Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Epatespo 2019). O encontro, que reúne profissionais de todo o estado, vai tratar do tema “A legitimação da Saúde bucal como Direito: Perspectivas e desafios do Estado e Municípios”. Contará com três mesas de discussões e palestrantes reconhecidos na área de saúde coletiva, além de quatro minicursos e espaço para apresentação de painéis.

“Essas atividades em muito contribuirão para discussões em grupo dos gestores e profissionais de saúde, propiciando espaço para a construção de pensamento crítico diante de um cenário de dificuldades políticas e econômicas que o país vive há alguns anos”, enfatizou Dirce Valério, coordenadora do Departamento de Saúde Bucal do município, em sintonia com a proposta do evento.

Trata-se, portanto, de foro privilegiado onde ocorrem os grandes debates das políticas públicas de Saúde Bucal no Estado de São Paulo, com apresentação de trabalhos científicos e experiências exitosas, além de discussões sobre perspectivas para o setor, envolvendo faculdades, institutos de pesquisas, associações de classes, conselhos e o serviço de saúde em geral. Dentre as quais estão Unicamp, Unesp e USP, a APCD, Abrasbuco, ABCD, APSP, Cecol, Cosems e CROSP.

O 1º Epatesp, em 1989, também foi realizado em Piracicaba. Desde então, os encontros bianuais são a oportunidade de compartilhar experiências de gestão em saúde bucal vividas nos municípios paulistas. Esta edição, patrocinada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, conta com o apoio das empresas Oralls, Up Dent, DentalClean, Colgate, DFL, Cyon, Flórida Resorts, Brownie do Paiva.