Força-tarefa fez 82 inspeções e interditou 9 estabelecimentos em 4 dias

2 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

A força-tarefa criada pela Prefeitura para coibir o desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19, formada por representantes do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Secretaria de Finanças, Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu) e Polícia Militar, realizou entre os dias 24 e 28/02, 82 inspeções em estabelecimentos comerciais. Nesse período, 9 estabelecimentos comerciais foram interditados, com o encerramento das atividades de imediato. Piracicaba está na fase Laranja do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para o combate ao coronavírus.

Duas festas realizadas no dia 27/02, se tratavam de um aniversário, no bairro Pau-Queimado, e de uma festa de casamento, no bairro Jupiá. Os dois eventos, que geravam aglomeração de pessoas, o que é proibido, foram dispersadas pela força-tarefa.

Estabelecimento na região central com aglomeração de pessoas

O número de inspeções aumentou de maneira gradativa no município nas últimas semanas. Além de possuir um roteiro pré-definido, a força-tarefa, durante as suas ações no período da noite, vai recebendo novas denúncias de irregularidades por intermédio de informações passadas pela Polícia Militar e dos telefones 156 e 153 e, assim, aumenta os locais fiscalizados. “A fiscalização aumentou e a interdição de estabelecimentos comerciais diminuiu. Um bom sinal, que mostra que a população e os proprietários dos estabelecimentos estão mais conscientes sobre a maneira correta de proceder nessa fase”, disse Clarice Bragantini, do Cevisa.

MULTAS DE ATÉ R$ 5.800,00 – Desde o início do ano, a Prefeitura aplicou 4 multas em estabelecimentos reincidentes, de valores que vão de R$ 2.800 a R$ 5.800. O trabalho de abordagem da força-tarefa passa pelas etapas de orientação, notificação e auto de infração. As multas só acontecem quando os estabelecimentos comerciais desrespeitam todas as fases anteriores.

PARA DENUNCIAR – As denúncias sobre festas clandestinas ou aglomerações podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Civil) e 156 (Serviço de Informação à População).