Força-tarefa realiza 80 inspeções e interdita 8 estabelecimentos

9 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

A força-tarefa criada pela Prefeitura para coibir o desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19, formada por representantes do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Secretaria de Finanças, Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu) e Polícia Militar, realizou entre os dias 03 e 07/03, 80 inspeções em diversos estabelecimentos entre bares, restaurantes e lanchonetes. As festas clandestinas também foram alvo da fiscalização. Desde sábado, 06/03, Piracicaba está na fase Vermelha no Plano São Paulo de combate ao coronavírus. Nessa fase, apenas as atividades essenciais são permitidas.

Durante as operações de fiscalização, 8 estabelecimentos comerciais foram interditados, com o encerramento das atividades de imediato, por não cumprirem as determinações do decreto estadual e municipal.

Na sexta-feira, 05/03, por meio de denúncia anônima, a força-tarefa interditou um estabelecimento no Centro, que reunia aproximadamente 80 jovens num espaço destinado aos jogos de sinuca e bocce. No sábado, 06/03, o grupo recebeu 4 denúncias de festas clandestinas. Os responsáveis foram orientados e as atividades foram encerradas.

Bar na região Central reunia aproximadamente 80 pessoas

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO – O trabalho de abordagem da força-tarefa passa pelas etapas de orientação, notificação e auto de infração. As multas só acontecem quando os estabelecimentos comerciais desrespeitam todas as fases anteriores. Desde o início do ano, a Prefeitura aplicou 4 multas em estabelecimentos reincidentes, de valores que vão de R$ 2.800,00 a R$ 5.800.00.

PARA DENUNCIAR – As denúncias sobre atividades não essenciais, festas clandestinas ou aglomerações podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Civil) e 156 (Serviço de Informação à População).