SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Formatura da terceira turma do Programa de Residência Médica

19 de fevereiro de 2019 • Leandro Bollis

Acontece nesta quinta-feira (21/02) a formatura da terceira turma de médicos do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia será no anfiteatro do Centro Civico, às 16h, e contará com as presenças do prefeito Barjas Negri, secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, coordenadores do programa, preceptores, além de representantes da Santa Casa e do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC).

Serão certificados 14 médicos, nas seguintes especialidades: Ginecologia e Obstetrícia (3), Traumatologia e Ortopedia (1), Urologia (1), Cirurgia Geral (2), Clínica Médica (2), Medicina de Família e Comunidade (1), Pediatria (3) e Cardiologia (1). Os cursos de Ginecologia e Obstetrícia, Traumatologia e Ortopedia e Urologia têm duração de 3 anos e os demais, de 2 anos. O programa é supervisionado pela Coreme (Comissão de Resiência Médica da Secretaria Municipal de Saúde) e tem atualmente à presidência do dr. Anderson Roberto Guerra, sendo vice dr. Raul Sartini.

A Residência Médica tem por objetivos formar médicos especialistas em diversas áreas, qualificar a Rede de Atenção em Saúde e aumentar a resolução e satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O ensino-aprendizado é caracterizado por treinamento em serviço, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

“Atualmente, Piracicaba é referência em saúde pública, sendo um polo de formação de profissionais em áreas de especialização, o que proporciona um SUS mais qualificado e estruturado, com a melhoria contínua dos seus profissionais. Além disso, o programa torna a rede atrativa a novos médicos que desejarem seguir carreira no quadro da Secretaria de Saúde”, explicou Pedro Mello, que foi o responsável pela instituição da Residência Médica em Piracicaba.

Ao longo do período, os médicos residentes trabalharam em diversos locais que compõem a rede, sempre com supervisão e orientação de um médico preceptor. Os estágios acontecem nas unidades de PSF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento, CPAN, COT e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. Alguns estágios considerados optativos podem ser realizados fora do município, em serviços de excelência na área de interesse do jovem médico.

De acordo com dr. Rogério Tuon, coordenador do Programa de Residência Médica em pediatria, a primeira turma do programa iniciou o aprendizado em 2015, quando o município recebeu médicos de diversos locais do país. “Isto só foi possível porque a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba apoiou o projeto e permitiu a capacitação de profissionais para organizar e estruturar os diversos cenários para que os Programas de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde se tornassem uma realidade. E isto só pôde ser concretizado pelo apoio dos mais diversos parceiros, como o Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e profissionais médicos da rede do Sistema Único de Saúde, que mesmo inseguros, mas imbuídos da melhor das boas intenções, aceitaram o desafio de passar um pouco de seus conhecimentos aos jovens médicos, ansiosos por aprendizado de qualidade”.

Ao final, cada médico residente recebe o diploma e passa a ser reconhecido como médico especialista na área escolhida.

‹ voltar