Gabriel Ferrato entregou nesta tarde, 22/12, o CRAB Paulista

22 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário de Saúde, Pedro Mello, entregaram oficialmente, na tarde de hoje, 22/12, o Centro de Referência em Atenção Básica (CRAB), da Paulista. A unidade conta com ortopedista, ginecologista, clínico geral e pediatra, além de uma equipe de enfermagem, sob o comando da enfermeira Luciana Pavan.

Luciana observou que o bairro acolheu muito bem a equipe de saúde e que “é um prazer trabalharmos em um ambiente em que fomos recebidos com carinho e somos respeitados”. Ela disse ainda que o CRAB nasceu de uma demanda real, o que facilitou muito esse bom relacionamento com a comunidade local.

Vários vereadores presenciaram o evento, como Gilmar Rotta (PMDB) e Pedro Kawai (PSDB). Eles recordaram a luta para a conquista da unidade. “Para demonstrarmos ao governo a importância de uma unidade aqui na Paulista, trabalhamos junto com os moradores do bairro na coleta de assinaturas. Mais de 7.000 pessoas participaram do abaixo-assinado com essa reivindicação”, lembrou Gilmar Rotta.

Ele recordou também a batalha que foi, depois da autorização do secretário Pedro Mello, encontrar uma casa para abrigar o CRAB. “Picamos esse bairro de ponta a ponta, até que encontramos o senhor Ademir (José Ademir Ferraz Leite, dono da casa alugada pela prefeitura), que nos deu a maior força”.

Kawai disse que Gabriel Ferrato foi sensível a uma necessidade evidente, “assim como tem sido sensível à saúde de toda a cidade”. O vereador observou também que a ‘bancada da Paulista’ – ao fazer referências aos vereadores que têm o bairro da Paulista como reduto eleitoral –  contará na gestão 2017/2020 com mais dois nomes, além dele e de Gilmar Rotta: Marcos Abdala Barbeiro (PRB) e Wagnão (PHS), sendo que este último também estava presente no ato.

Regina Pompermayer, líder comunitária, fortaleceu o registro desse período histórico para a Paulista, que foi a conquista do CRAB. “Todos os postos de saúde ao nosso redor ficavam muito distantes e isso prejudicava muito os moradores do bairro. Por isso fomos persistentes até que conseguimos”, recordou.

Dr. Pero Mello enfatizou que o governo Ferrato teve a saúde como prioridade, o que mudou o panorama da cidade. “Ele vai deixar seu governo com a saúde em um patamar bem acima daquele em que a encontrou”. Agradeceu aos presentes e se solidarizou à causa. “Por se tratar de um bairro antigo, onde praticamente não há casa para alugar, não foi fácil essa conquista. Mas parabéns a todos, vereadores, profissionais da saúde desta unidade e comunidade”.

Gabriel Ferrato disse que sentiu a pressão intensa das cobranças para que a unidade fosse criada, mas observou que “o mais demorado não foi encontrar o espaço em si, e sim, montar a equipe de médicos e enfermeiras, encontrar os profissionais certos, contratar novos, enfim”. Destacou também o empenho do seu governo para priorizar a saúde e os investimentos que estão sendo feitos para mantê-la em alto padrão. “Gastamos R$ 1 milhão por dia só em saúde”, concluiu.