Gabriel Ferrato inaugurou nesta tarde (15/12) a nova sede da USF Eldorado

15 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, inauguraram nesta tarde, 15/12, a nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF), do bairro Eldorado, na rua Gustavo Adolfo Franco Bueno, sem número, esquina com a Romeu ítalo Rípoli.

Foram investidos na obra social cerca de R$ 520 mil. Parcela expressiva desse recurso, R$ 300 mil, foi obtida pelo vereador Gilmar Rotta (PMDB), por meio de Emenda Parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS).

Com a nova unidade, a população do Eldorado terá um espaço mais bonito, melhor organizado e mais conforto no atendimento. Além de que a equipe da unidade terá melhor qualidade para desenvolver seu trabalho pró-ativo junto à comunidade, uma vez que o prédio, em termos arquitetônicos, está acima do padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Um detalhe importante, que esta é a primeira USF do Brasil a ter um banheiro para ostomizados, concebido especificamente para atender esse público, seguindo as exigências da Associação Piracicabana dos Ostomizados e Federação Nacional dos Ostomizados.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, a parceria do Executivo com o Legislativo para a construção dessa obra foi muito importante. “Costumo destacar que vivemos um momento de profunda crise financeira no país e que Piracicaba também está sendo severamente afetada, com queda na arrecadação de impostos e aumento na demanda por serviços da saúde. Dois fatores que se potencializam para prejudicar a qualidade dos serviços públicos. Por outro lado, esse trabalho em conjunto nos fortalece e nos permite essa travessia, que estamos fazendo com muito sucesso”.

Gabriel Ferrato destacou que seu governo colocou a saúde como prioridade número 1. “De cada R$ 100 gastos pela administração direta, R$ 33 vão para a saúde. Para dar uma dimensão ainda maior do que isso significa, gastamos R$ 1 milhão por dia em Saúde. É graças a essa prioridade que estamos aqui comemorando mais uma unidade construída, apesar da crise nacional”, disse.

O prefeito falou também do reconhecimento externo da qualidade dos serviços de saúde em Piracicaba. “Nossa certificação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) é de alto nível.

Obtivemos nota A em 2014 e a mesma nota em 2015. Certamente estaremos neste mesmo patamar em 2016. Somos a única cidade no Brasil, de médio e grande porte, com esse desempenho máximo. O que nos orgulha muito”.

Dr. Pedro Mello disse que esse resultado só acontece por causa dos parceiros que acreditam no governo municipal, sejam eles do setor público ou privado. Agradeceu ainda o empenho dos profissionais da saúde, representado no momento pela equipe do Eldorado. “Todo o esforço de vocês, para que o dia a dia de cada unidade transcorra com eficiência, resulta em um serviço de qualidade, que projeta nossa cidade em todo o pais, como uma cidade com padrão de excelência em saúde”.

Gilmar Rotta recordou a luta que foi conseguir o terreno para a construção da unidade e o trabalho árduo para a obtenção do recurso. “Eu consegui uma parte, que foram os R$ 300 mil. Mas sei que isso aqui custou muito mais. É aprova de que o esforço coletivo valeu a pena e que seria apenas uma questão de tempo para esse sonhos e realizar”. Disse ainda para a equipe e a população local cuidarem bem do prédio. “Assim teremos sempre um atendimento de qualidade”, concluiu.