Gabriel Ferrato visita unidades de saúde que receberam melhorias

28 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF
O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, visitaram nesta tarde, 28/12, três unidades de saúde que receberam melhorias durante a atual gestão. A primeira foi a Unidade de Saúde da Família (USF) de Artemis I e II e, na sequência, USF IAA II e USF Parque São Jorge.

A USF de Atemis precisava de reforma. O prédio próprio estava há muitos anos sem manutenção e a estrutura se deteriorou. As duas unidades que funcionavam no local foram transferidas para casas alugadas enquanto uma empreiteira contratada pela prefeitura, ganhadora do edital, executava o serviço.

Só que o precesso de reforma não foi nada tranquilo. A construtora faliu no meio do processo e não conseguiu entregar o prédio conforme o contrato. A prefeitura entrou na Justiça contra a empresa e, mesmo assim, a secretaria de Obras teve de assumir a conclusão da obra, para não perder mais tempo e recursos.

Foi feita uma força-tarefa, reunindo profissionais da Obras e da Manutenção da Saúde para dar conta. Além de que a crise econômica, que redundou em queda na arrecadação do município, exigia uma gestão mais severa. E a economia com os dois aluguéis das unidades seria mais uma ação necessária para a redução das despesas, dentre tantas medidas que foram tomadas nesse sentido pelo governo municipal.

A unidade foi reinaugurada em novembro, na avenida Fioravante Cenendese, 881. Está em pleno funcionamento, com duas equipes completas de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e médicos trabalhando juntas.

A USF IAA II, em Santa Teresinha, estava instalada em uma casa velha, pequena e de difícil acesso para deficientes e idosos, porque tinha escada. A nova unidade, na mesma rua – João Pedro Correa, 408 –, é bem mais moderna e aconchegante, o que proporciona um serviço de melhor qualidade à comunidade local.

O drama da USF Parque São Jorge segue no mesmo ritmo. Estava em uma casa velha e inadequada, que chovia dentro. Além de que contava com apenas um banheiro para uso coletivo. A nova unidade, na rua Tambaú, 323, foi um achado que contou com a colaboração da comissão local de saúde, em especial o senhor Pelé e o senhor Antonio Carlos.

Com isso, o secretário de Saúde, Pedro Mello, concluiu 100% todas as propostas que constavam no Plano de Governo de Gabriel Ferrato. De acordo com Pedro Mello, foram quatro anos de trabalho intenso para dar conta desse compromisso assumido com a população. “Apesar da crise, não poupamos esforços, todos os profissionais da saúde trabalharam unidos, e demos conta do recado”, enfatizou.

Gabriel Ferrato destacou o fato de ter dado prioridade à saúde em sua gestão exatamente por saber que a população mais carente é a que mais sofre em momentos de crise. “Todas as barreiras que encontramos no caminho foram superadas e concluímos o nosso governo como o sentimento de missão cumprida”, concluiu.